Lema da festa da Covoada é “Partilha, Vem e Segue-Me”

As festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda, na Covoada, paróquia da Ouvidoria de Ponta Delgada, realizam-se de 24 a 28 de agosto, sendo presididas pelo Pároco, que é também ouvidor de Ponta Delgada, Cónego José de Medeiros Constância.

As festas começam no dia 24 de agosto com uma eucaristia às 18h30 e inauguração da iluminação na fachada da Igreja. No domingo, dia 26 de agosto, realizam-se as solenidades em honra da padroeira Nossa Senhora da Ajuda, com a celebração da eucaristia às 11h00, com Profissão de Fé  e celebração comunitária do Batismo, seguidas de procissão às 17h00.

Na segunda e terça feiras, dias 27 e 28 de agosto, celebram-se duas missas de festa em homenagem aos emigrantes e defuntos da paróquia, respetivamente. As festas encerram na terça-feira às 23h45 com a despedida da imagem.

A par dos atos religiosos, a paróquia desenvolve um conjunto de atividades sócio culturais durante os dias das festas, de entre as quais se destacam no sábado dia 26 de agosto, o desfile etnográfico com carros alegóricos, uma embaixada de cavaleiros e cantigas ao desafio.

O pároco, que há oito anos serve a paróquia desafia a comunidade a viver estas festas “com fé e alegria, participando nos vários momentos que apresenta o programa”.

“As ajudas materiais são também importantes para a vida comunitária” até porque, neste momento, a grande preocupação em termos de obras “é a renovação da casa paroquial”, refere o sacerdote na mensagem convite enviada a toda a comunidade paroquial.

A festas de Nossa Senhora da Ajuda é celebrada em quatro paróquias da diocese de Angra: na Bretanha e na Covoada, em São Miguel, Prainha a ilha do Pico e em Pedro Miguel, na ilha do Faial.