Grande Festa do Divino Espírito Santo para assinalar 500 anos de presença da igreja no Nordeste

Evento realiza-se no dia 7 de setembro e é uma iniciativa conjunta da Ouvidoria do Nordeste e da Câmara Municipal

A Ouvidoria do Nordeste, numa organização conjunta com a Câmara Municipal, organiza no próximo dia 7, uma festa em honra do Divino Espírito Santo para assinalar os 500 anos de presença da igreja católica no Nordeste, concelho da ilha de São Miguel, que este ano comemora justamente 500 anos de história.

Segundo uma nota a qu o Portal da Diocese teve acesso esta quinta feira, o evento pretende reunir todas os impérios do Divino Espírito Santo do concelho, juntando as coroas e as bandeiras  existentes, da Pedreira à Salga e  intitula-se “Uma fé que perdura no coração de um povo”.

A festa inicia-se às 15h30, com concentração na Praça da República, com as coroas e as bandeiras a entrar na Igreja Matriz de São Jorge, seguindo depois em procissão até ao Parque Florestal onde será celebrada uma Missa campal, presidida pelo Vigário Episcopal para São Miguel, Pe Cipriano Pacheco.

A Missa tem inicio às 16h30 e no ofertório – Reparte o teu pão- todos os nordestenses são convidados a participar com donativos, que podem ser em dinheiro ou em géneros, que depois serão distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho. A gestão do ofertório, segundo informa a nota será gerido pelo Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal do Nordeste.

A eucaristia será animada por um grupo coral ad hoc, formado com elementos dos grupos corais de todas as paróquias do Nordeste, que será acompanhado por instrumentos de sopro e cordas dos grupos de música popular.

Scroll to Top