Capela e Igreja estão encerradas devido ao COVID-19 e obras de restauro, respetivamente

A veneração da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, só poderá ser venerada através da página on line do Santuário, por causa do Covid-19.

A decisão do reitor de encerrar a Capela do Convento da Esperança, onde de há um ano a esta parte era possível venerar a imagem entre o meio dia e as 18h30, diariamente, prende-se com a necessidade de protecção dos peregrinos.

“A veneração só pode ser feita pela Internet. A imagem está lá 24 horas por dia e até a situação de pandemia estar ultrapassada, não será possível a participação na Eucaristia que todos os dias celebramos às 8h00 na Capela” referiu ao Igreja Açores o Reitor, Cónego Adriano Borges. De resto esta eucaristia é celebrada diariamente pelo Reitor com a presença da comunidade religiosa das Irmãs de Maria Imaculada que são as zeladoras da Imagem.

A maioria dos funcionários do Convento está em casa e só permanece no Santuário a equipa que está a restaurar a azuleijaria da Igreja, mas teme-se que esta situação pandémica possa alterar a festa deste ano.

“Todas as soluções estão em cima da mesa embora nada esteja definido” avançou ainda o responsável pelo Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

O adiamento da festa não seria inédito, mas a acontecer realizar-se-ia pela segunda vez. A única altura em que há memória da festa ter sido adiada foi no reinado de D. Carlos em que a procissão se realizou  no verão. Também em 1991, a imagem do Senhor santo Cristo saíu à rua no dia 11 de maio por ocasião da visita do Papa João Paulo II.