Distinção ocorre no dia da Região Autónoma dos Açores

O Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde S. Rafael e Casa de Saúde S. Miguel , nas ilhas Terceira e de São Miguel, Açores- recebe na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, na Sessão Solene comemorativa do “Dia da Região Autónoma dos Açores”, que decorrerá nas Velas, em São Jorge.

A Insígnia Autonómica de Mérito Cívico é uma das Insígnias Honoríficas Açorianas atribuída pela Assembleia Legislativa e pelo Governo Regional dos Açores para distinguir personalidades ou instituições que tenham relevância pública através da sua ação.

A atribuição destas insígnias pela Assembleia Legislativa e Governo Regional dos Açores “é o reconhecimento de 92 anos de serviço hospitaleiro e dedicação às comunidades das 9 ilhas do arquipélago” sublinha uma nota da instituição enviada ao Igreja Açores.

As duas casas de saúde assistem cerca de 360 pessoas no âmbito da Saúde mental, reabilitação psicossocial, tratamento de doentes dependentes de álcool e toxicodependência. 200 colaboradores dão, hoje em dia, corpo ao trabalho desenvolvido nas diferentes unidades de internamento (curta, média e longa duração), unidades residenciais intra e extrainstitucionais, unidades sócio-ocupacionais e unidades especializadas no tratamento de pessoas com problemas de adição.

Os irmãos de são João de Deus chegaram aos Açores no final dos anos vinte do século passado.

Em 1927 , na Casa de Saúde S. Rafael, na ilha Terceira e em 1928 , na Casa de Saúde S. Miguel, na maior ilha do arquipélago açoriano, , os Irmãos de S. João de Deus garantiram a assistência a cidadãos que padeciam de doenças mentais, numa época em que não existiam estruturas dedicadas para o efeito.

“Nos dias de hoje, o serviço prestado pelo Instituto S. João de Deus através destas duas casas de saúde continua na senda do pioneirismo, com reconhecida qualidade e de acordo com o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde e pelos planos regionais de saúde para a área da Saúde Mental” assinala ainda a nota enviada ao Igreja Açores.

O Instituto religioso dos Irmãos de São João de Deus é um dos 13 institutos e comunidades religiosas de vida consagrada que serve na diocese de Angra.