Jubileu das Equipas de Nossa Senhora na terceira e São Miguel

ENS assinalam 60 anos de presença nos Açores

 

As Equipas de Nossa Senhora, movimento de espiritualidade conjugal, celebram 60 anos de presença nos Açores. E o Jubileu, em Ano Santo da Igreja, vai ser assinalado a dois tempos: primeiro na Terceira e depois em São Miguel, de 15 a 18 de Maio.

O programa comemorativo começa em Angra no dia 15, Dia Internacional da Família,  onde está sediado o Sector Açores Centro,  com 24 equipas ativas, com o encontro de todos os Conselheiros Espirituais do Movimento nos Açores e uma Eucaristia na Catedral presidida pelo bispo de Angra. No dia 16, os dois sectores Açores Centro e Açores Oriental (São Miguel e Santa Maria) rumam a São Miguel. Às 20h30 do dia 16, reúnem-se na Igreja Jubilar da ilha – Igreja da Esperança- Santuário do Senhor Santo Cristo- para a recitação do Terço.  Este Movimento tem uma espiritualidade mariana muito acentuada.

No dia 17, a sub-Região Açores organiza uma exposição fotográfica alusiva aos 60 anos de presença no arquipélago, seguindo-se depois duas conferências e um momento testemunhal dos casais equipistas. A primeira conferência sobre o tema “Doação mútua autoestrada para a Santidade” será proferida por Masu Fuentes e Xosé Manuel Prieto, Professor Universitário, que dirige desde 2013 a direção do Centro de Apoio à Família “Edith Stein” de Orense, do Instituto da Família e do Instituto Internacional de Apoio, onde presta assistência pessoal, bem como formação de outras pessoas nesta disciplina. A segunda conferência estará a cargo do bispo de Angra, que falará sobre “A arte de se deixar amar”.

O programa comemorativo termina no dia 18, na Igreja de São José, em Ponta Delgada, com uma Eucaristia presidida pelo bispo de Angra.

Fundado pelo padre Henri Caffarel, cujo processo de beatificação está a correr em Roma, o Movimento das Equipas de Nossa Senhora é um projeto de espiritualidade conjugal para “ajudar os casais a caminhar na santidade”, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida, assumindo-se como uma verdadeira escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Está atualmente presente em 92 países dos vários continentes, integrando um total de 135 mil membros.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua protecção.

As Equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo. Uma das práticas do movimento mais identitária é o “dever de sentar”, em que o casal partilha momentos de maior interioridade espiritual procurando discernir a sua vida à luz da Palavra de Deus, escutando o Espírito.

O Sector Açores Centro tem 24 equipas ativas, entre elas três equipas em pilotagem, com 17 conselheiros espirituais.

O Sector Açores Oriental tem 12 equipas, com a perspetiva de, a partir de setembro, serem 14. Estas equipas são acompanhadas por seis conselheiros espirituais.

Scroll to Top