Paróquia da Ribeirinha foi ponto de encontro para um momento de reflexão dos missionários Espiritanos

No ano pastoral em que a LIAM, Liga Intensificadora da Ação Missionária, celebra 80 anos da sua fundação (13 de maio de 1937, em Fátima) e dos 150 anos dos Missionários Espiritanos em Portugal, a paróquia do Santíssimo Salvador do Mundo da Ribeirinha, ouvidoria de Ribeira Grande, celebra os seus 53 anos, recordando a sua história e o seu impulsionador Pe. Artur Agostinho, com a presença do Assistente Nacional, Pe. Tiago Barbosa, e da Presidente Nacional da LIAM, Marta Fonseca.

Este domingo ficou marcado por uma celebração eucarística paroquial presidida pelo Padre Tiago Barbosa e com a presença dos grupos da LIAM existentes na ilha de S. Miguel, seguida de um almoço convívio no Salão Paroquial da Ribeirinha e, ainda, de uma reflexão pastoral sobre as inquietações do mundo de hoje, fundamentos e motivações que norteiam a ação da LIAM e, por consequência, da Igreja missionária, terminando com um Porto de Honra.

“Este movimento, animado pelos Missionários do Espírito Santo, visa despertar a adormecida consciência missionária coletiva e mobilizar a generosidade cristã a favor da atividade missionária da Igreja” sublinha uma nota enviada pelo pároco da Ribeirinha ao Igreja Açores.

“A presença deste movimento paroquial de leigos procura dinamizar e/ou sensibilizar a comunidade para o apoio à missão “ad Gentes””, prossegue a nota.

Na habitual reunião mensal estes leigos procuram intensificar a sua oração individual e comunitária, aprofundar a sua formação com estudo mensais de temas, leituras e revistas missionárias e assumir um compromisso/ação desde campanhas de solidariedade, ações missionárias, de voluntariado e caridade, e a divulgação e distribuição da editorial missionária.

De fato, “este é um movimento que responde ao apelo de Cristo Jesus `Ide´, `Anunciai`, `Fazei discípulos´”, salienta o sacerdote, Pe Vitor Medeiros,  lembrando os apelos de vários Papas, desde João Paulo II a Francisco, na afirmação de uma igreja missionária.