Livro sobre a intervenção espiritual em cuidados paliativos apresentado em Ponta Delgada

Iniciativa decorre no âmbito do plano formativo da capelania do Hospital do Divino Espirito Santo

A obra “Cuidados Paliativos – Diagnóstico e Intervenção Espiritual”, do padre Alberto Mendes, vai ser apresentada no dia 7 de fevereiro no auditório do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

Publicado pela Multinova, uma marca da Paulus Editora, o livro aborda “a intervenção no sofrimento espiritual, que se constitui como a principal componente do sofrimento na fase final da vida”, refere a editora.

“Os cuidados paliativos, sem a dimensão espiritual, seriam uns cuidados incompletos ou parciais, não contemplando a visão holística da pessoa, na atenção integral que deverá estar sempre presente na prestação destes cuidados especializados”, acrescenta a editora na página da internet.

“O foco é o doente e, por inerência, a sua família, procurando-se providenciar ao leitor um conjunto de ferramentas que possibilitarão uma adequada avaliação desta dimensão e depois, a partir de casos concretos e vivenciados pelo autor, no decorrer do seu estágio enquanto mestrando em Cuidados Paliativos, revelar algumas intervenções passíveis de se realizarem com vista ao melhor bem-estar espiritual possível”, acrescenta.

O padre Alberto Mendes pertence à Ordem Hospitaleira de São João de Deus, onde é secretário provincial.

Numa entrevista à agência Ecclesia no passado mês de dezembro, o padre Alberto Mendes afirmou que a obra é um “trabalho prático” e que resulta do acompanhamento de pessoas em fases terminais da vida, numa área onde “não se faz muito o diagnóstico” a nível espiritual e religioso.

Na apresentação estarão entre outros o Pe Paulo Borges, diretor da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde na diocese de Angra e capelão do Hospital do Divino Espírito Santo e Susana Queiroga, responsável pela pastoral da saúde do Instituto de São João de Deus.

Scroll to Top