Mais de 5,9 milhões de pessoas estiveram com o Papa no Vaticano

Entre as presenças na audiência geral das quartas feiras, destaque para os Romeiros de São Miguel

A Santa Sé revelou hoje que mais de 5,9 milhões de pessoas estiveram com o Papa no Vaticano, em diversas celebrações e encontros, ao longo de 2014.

Os dados foram divulgados pela Prefeitura da Casa Pontifícia, organismo da Santa Sé, e referem-se a 43 audiências semanais de quarta-feira (1,19 milhões de participantes) e audiências especiais (567 mil pessoas), celebrações litúrgicas na Basílica e na Praça de São Pedro (1,1 milhões), oração do ângelus e ‘regina coeli’ (3,04 milhões).

Entre os presentes destaque para duas delegações açorianas, que estiveram com o Papa Francisco, embora em momentos e circunstâncias distintas.

Dois elementos do grupo Coordenador do Movimento Romeiros de São Miguel estiveram em Roma e participaram, em lugar de destaque, na audiência geral das quartas feiras na Praça de São Pedro.

No dia 3 de dezembro as Romarias Quaresmais de São Miguel receberam uma referência e uma benção apostólica do Papa Francisco, que agradeceu as orações feitas por estes peregrinos da Quaresma.

Já antes, em Setembro, um grupo de seis açorianos, liderados pelo pároco da Candelária do Pico, Pe André Resendes, deslocou-se a Roma para participar no evento que assinalou os 50 anos da  Constituição Sacrossantum Concilium, documento do Concílio Vaticano II e 30 anos da fundação do Coro da diocese de Roma.

Os congressistas estiveram presentes no encontro dos anciãos com o Papa Francisco e o Papa Emérito, Bento XVI, na Praça de S. Pedro, onde também esteve o cantor Andrea Bocelli.

Os números hoje divulgados pela Santa Sé, relativos ao número de pessoas que esteve com o Papa durante este ano, são aproximados e deixam de foram os dados relativos às cinco viagens internacionais (Terra Santa, Coreia do Sul, Albânia, Estrasburgo e Turquia) e às quatro viagens na Itália, incluindo uma visita ao cemitério militar de Redipuglia para evocar o centenário do início da I Guerra Mundial, para além de outras visitas a paróquias na Diocese de Roma.

Em 2013, mais de 6,5 milhões de pessoas estiveram com o Papa no Vaticano, em diversas celebrações e encontros, desde a sua eleição, em março.

A Prefeitura da Casa Pontifícia estima que no pontificado de Bento XVI (abril de 2005-fevereiro de 2013) mais de 21 milhões de pessoas tenham participado em encontros com o agora Papa emérito no Vaticano e na residência de verão de Castel Gandolfo.

Scroll to Top