Meditações do Terço da novena de Nossa Senhora da Conceição preparados em conjunto pelo sacerdote e dois elementos do Conselho Pastoral Paroquial

Novena começa a 29 de novembro e termina a 6 de dezembro

DIGITAL CAMERA

No dia 8 de outubro todos os caminhos da ilha Terceira cruzam com o Santuário de Nossa Senhora da Conceição que recebe centenas de peregrinos que ali têm a tradição de celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição.

No total das sete celebrações eucarísticas, no dia da festa, a 8 de dezembro, cada uma já com grupos específicos na sua animação, seja no canto seja na leitura da Palavra de Deus, participam inúmeras pessoas que todos os anos enchem esta Igreja elevada a Santuário Diocesano em 1987, por D. Aurélio Granada Escudeiro.

“O Santuário da Conceição dado o lugar onde se encontra situado é visitado diariamente por muitas pessoas, que aqui entram com regularidade e depois há outros movimentos e grupos extra paróquia mas que andam sempre à volta da paróquia, e aqui acabam por fazer a sua casa” referiu ao Igreja Açores o reitor cónego Ricardo Henriques.

“A verdade é que a gente vê nesta procura, uma busca de sentido para a vida e de uma luz para encontrarem significado para as suas vidas, mesmo gente mais nova” refere o sacerdote que lembra que a Igreja está aberta desde a 7h30 até às 19h00, de segunda a domingo.

“O acolhimento é muito importante” assegura.

Este ano a temática, comum a todos os santuários, é “Senhor, ensina-nos a orar” e inscreve-se assim na necessidade de preparar condignamente o Jubileu da Esperança, que se inicia formalmente na diocese e em todas as Igrejas particulares do mundo inteiro, no próximo dia 29 de dezembro.

O pregador da novena este ano será o padre Nelson Pereira, responsável pelo Serviço Diocesano de Coordenação Pastoral e pároco das lajes, na ouvidoria da Praia. Do programa constam as confissões, às 18h30; a oração do Terço, às 19h30 e depois a Eucaristia.

“Para se poder viver a virtude da esperança é muito importante descobrir e potenciar essa interioridade da vida interior espiritual e os santuários têm uma característica fundamental que passa pela promoção da espiritualidade; fazer com que as pessoas vivam uma dimensão especial da sua fé marcada pelo encontro” refere o cónego Ricardo Henriques que pede às pessoas, sobretudo às famílias, para participarem na novena. Este ano, todos os dias haverá um grupo paroquial responsável pela oração do Terço cujo guião foi preparado pelo pároco com alguns elementos do conselho Pastoral da Paróquia, tendo por motivação as “sete dores de Nossa Senhora”. A Eucaristia diária às 20h00, terá transmissão em direto no Rádio Clube de Angra.

Foto: Igreja Açores

Reconstruída em 1533 sobre a antiga ermida de Nossa Senhora da Conceição, edificada nos primórdios do povoamento, esta Igreja é uma das igrejas do coração da cidade de Angra.

De feição já renascentista e maneirista saliente-se o altar-mor, de estilo barroco português, e o altar do Santíssimo, onde se percebe o gosto oriental.

É uma igreja que apresenta linhas sóbrias e harmoniosas, pertencendo à Zona Classificada de Angra do Heroísmo e sendo considerada Imóvel de Interesse Público.

Nas paredes laterais existem os painéis de um altar móvel, historiando passagens do Antigo Testamento (mestre da Sé de Angra – c. 1600). O órgão histórico de tubos é de Machado Cerveira (1815).

O dia da festa ficará marcado por sete celebrações eucarísticas. A primeira ocorre às 8h00 da manhã, seguindo-se a das 9h00, com os bombeiros Voluntários de Angra e depois a Missa do Povo às 10h30 com três batismos. Às 12h00, os escuteiros farão as suas promessas e às 14h00, a missa será animada pelos Movimentos Cursilho de Cristandade e da Mensagem de Fátima. Às 19h00 a Confraria de Nossa Senhora da Conceição renovará os seus votos e abrir-se-á a mais 6 membros.

A Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada, com particular destaque por cinco paróquias cuja invocação é a de Nossa Senhora da Conceição: Ribeira Grande e freguesias dos Mosteiros e Lomba da Fazenda, em São Miguel; Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo.

A solenidade da Imaculada Conceição, que a Igreja Católica assinala anualmente a 8 de dezembro, é feriado nacional em Portugal, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Angra há sete celebrações, a Eucaristia, das 12h00, com Promessas de Escuteiros, e a Missa das 19h00 é presidida pelo vigário geral, cónego Gregório do Couto Rocha, que encerra estas festas.

Primeira celebração do culto da Imaculada Conceição decorreu no dia 8 de dezembro de 1320, em Coimbra, e consagrou-se com a coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal durante as cortes de 1646.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original.

 

Scroll to Top