O VI ACARAL Açoriano, “Covil dos Lobitos Açorianos”, local “mágico”, decorrerá na Praia de Formosa, com recantos de invulgar exuberância, entre 24 e 29 de Julho

Cerca de meio milhar de Escuteiros e Chefes de Agrupamento vão embarcar, durante quatro dias, numa verdadeira viagem no tempo e conhecer de forma mais detalhada o património cultural e histórico da mais antiga ilha dos Açores, Santa Maria.

Com características singulares no mundo, Santa Maria é a única ilha do arquipélago com “fosseis marinhos” nas espécies de há mais de 130 mil anos, que com a sua imponência nos transporta para tempos em que vastíssimos e colossais “Bivaldes” viviam em grutas e “construíam” a ilha.

“É importante que, nestes dias, todos se sintam em família” e que “a Família Escutista Açoriana, se encontre com a magia escutista inserida num ambiente muito particular”, pois “também comemora 90 anos do CNE – Escutismo Católico – nos Açores. Valorizemos pois o que está feito e é a nossa história de vida!” – alerta, Pires Luís, Chefe Regional do CNE – Escutismo Católico – nos Açores.

VI ACARAL Açoriano, destinado a Lobitos, jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, realiza-se entre 24 a 29 de julho de 2015, no “Parque de Campismo de Praia Formosa”, ilha de Santa Maria, com o tema “Mogli na Ilha dos Fosseis”.

De acordo com uma nota da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), enviada ao Sítio Igreja Açores, participarão na atividade cerca de 460 escuteiros de oito das nove ilhas do arquipélago que irão desenvolver várias iniciativas de carácter educacional e formativo, nas áreas cultural, ambiental, social e lúdica, em toda a ilha.

Com esta atividade o Corpo Nacional de Escutas continua a comemorar os 90 Anos do CNE nos Açores, que nasceu a 15 de Agosto de 1925, na freguesia da Conceição em Angra do Heroísmo.

De igual forma, nesta data, ocorrerá em Santa Maria, a reunião Magna do Escutismo Açoriano, o CRR – Conselho Regional de Representantes do CNE Açores, inserido na atividade e nas celebrações dos 90 anos, com a presença de 8 ilhas.

A Abertura Oficial do VI ACARAL Açoriano ocorrerá no dia 25, pelas 20h30; no dia 27, à mesma hora, haverá uma celebração Eucarística e o encerramento do VI ACARAL será dia 28, pelas 20h30.