D. João Lavrador preside à Eucaristia ao meio dia, seguindo-se um almoço partilhado e convívio

O grupo de visitadores do Estabelecimento Prisional de Angra vai promover este sábado a festa de Natal que começa com uma Eucaristia, às 12h00, presidida pelo Bispo de Angra, seguida de um convívio que integra almoço partilhado e um espectáculo de variedades com dois grupos de música tradicional.

“É um dos dias mais esperados por esta comunidade” referiu ao Igreja Açores Fernanda Evangelho que lidera a equipa de visitadores composta por 12 elementos, sete dos quais “mais assíduos”, entre eles estão dois seminaristas do Seminário Episcopal de Angra.

“Esperamos que seja um dia em cheio porque eles precisam deste escape”, referiu ainda.

“Neles vemos o rosto de Cristo… Até pode ser um Cristo partido mas que se pode recuperar e alguns já recuperaram” adianta ainda esta visitadora que leva mais de 30 anos de voluntariado na cadeia de Angra.

“Muitos cumpriram a pena e foram à sua vida e hoje estão bem; outros sabemos que entram e saem, várias vezes, mas esses também precisam de nós”, adianta Fernanda Evangelho.

Os visitadores trabalham em cooperação com a Cáritas que é uma espécie de “pneu de socorro” para roupas, produtos de higiene e outras necessidades básicas que têm.

O Estabelecimento prisional de Angra foi construído recentemente; tem capacidade para 300 reclusos e desde que foi inaugurado tem recebido a maioria dos presos açorianos que estavam a cumprir pena noutros estabelecimentos prisionais do continente.

Esta festa de Natal é sempre feita em cooperação com a direção do Estabelecimento Prisional.