Nomeações para o próximo ano pastoral provocam alterações em 16 ouvidorias

Bispo de Angra apresenta os critérios das mudanças e sublinha o “amadurecido diálogo” com o clero e a necessidade de estabilidade futura nas ouvidorias

 

Foto: Igreja Açores/Arquivo

O bispo de Angra acaba de publicar o Decreto com as 37 nomeações que implicam mudanças de sacerdotes em 16 das 17 ouvidorias que compõem a Diocese, no próximo ano pastoral.

Trata-se de uma das maiores movimentações do Clero, que em duas ouvidorias já corresponde ao sentido “amadurecido” durante as visitas pastorais pelos próprios Conselhos Pastorais de Ouvidoria e que obedece ao projeto pastoral delineado para determinadas zonas e serviços da Diocese de Angra, sobretudo depois das visitas pastorais já efetuadas.

No documento onde se podem ler as mudanças de párocos “habituais na nossa diocese”, D. Armando Esteves Domingues identifica os critérios seguidos para esta série de colocações.

“Orientaram estas mudanças, para além de um natural e amadurecido diálogo com os párocos implicados e respetivos Ouvidores, a auscultação a algumas comunidades paroquiais, as sugestões dadas nos Conselhos e por Conselheiros do Bispo Diocesano, uma preocupação em acabar com  as demasiadas nomeações de párocos (12) “Ad Tempus” (sem tempo determinado) – sempre com a sensação de provisoriedade e instabilidade pessoal ou pastoral -, os pedidos de mudança feitos por alguns padres e ainda o refletido e acordado com os Conselhos Pastorais das Ouvidorias aquando da Visita Pastoral. Os compromissos assumidos nessas Ouvidorias levaram a poder reduzir já um pároco em S. Jorge e outro na Ouvidoria das Flores”, pode ler-se.

“Procurou-se também ter em conta as indicações dos Conselhos Diocesanos a que se desse mais disponibilidade aos padres de alguns Serviços Diocesanos, nomeadamente a Catequese, Juventude, Pastoral Universitária, Coordenação Pastoral e Formação Diocesana, Liturgia e Caridade” acrescenta o prelado sublinhando, no entanto, que todos os responsáveis por estes serviços “continuam ligados a paróquias” procurando-se apenas “que pudessem ter a disponibilidade possível para poderem servir em toda a diocese”.

“Se alguns sacerdotes pediram para mudar, a outros foi pedido que abraçassem novos projetos pastorais devido às suas caraterísticas pessoais” ressalva ainda o bispo de Angra que precisa que só a “três párocos foi pedido que antecipassem o fim da sua provisão”.

O prelado, que deixa um “profundo reconhecimento pela atitude livre e construtiva nos diálogos bem como o manifesto espírito de serviço a Cristo e à Sua Igreja” recorda que “a missão da Igreja é mais ampla do que uma paróquia específica, e a vocação sacerdotal é, por sua natureza, uma doação constante”.

“Os padres são enviados onde são mais necessários, segundo o discernimento da diocese e as necessidades pastorais do povo de Deus” enfatiza, destacando, ainda, que o mundo e a Igreja requerem “uma maior participação laical”. Por outro lado, insiste na criação e revitalização dos conselhos pastorais e conselhos de assuntos económicos.

“A continuidade pastoral numa paróquia passa decisivamente pela estabilidade do seu Conselho Pastoral Paroquial, que é expressão de todos os serviços, carismas e ministérios na comunidade, e pelo Conselho para os Assuntos Económicos, como se acentuou no Projeto Pastoral de 2025”.

“Às Paróquias agradeço a estima manifestada pelos seus atuais párocos e peço a abertura ao Espírito Santo para acolher os novos párocos que se apresentarão com igual espírito para continuar a mesma e bela missão de levar a todos a alegria do Evangelho”, salienta.

O Decreto Episcopal termina com um apelo ao compromisso de todos na construção de um projeto pastoral até 2034.

“Todos somos `Peregrinos da Esperança´, Povo de Deus a caminho. Vamos com esperança renovada iniciar um período muito importante para a renovação sinodal da diocese até 2034, data em que celebraremos os 500 anos da diocese. Somos todos convocados para este caminho de esperança”, conclui.

 

Nomeações 2025

CORVO:

Pe. João Paulo Farias é nomeado pároco da Matriz Vila do Corvo e é dispensado de pároco «in solidum» das paróquias da ouvidoria de Santa Maria.

FLORES:

Pe. André Andrade Furtado é nomeado pároco «in solidum» das paróquias da Ouvidoria das Flores e dispensado de vigário paroquial das paróquias da Zona Oeste, ouvidoria de Ponta Delgada.

PICO:

– Pe. João António Bettencourt das Neves: é nomeado pároco das paróquias da Ribeirinha, Prainha e Santo Amaro e é dispensado das paróquias de Lages, Silveira e Santa Bárbara, ouvidoria do Pico.

– Pe. Luís Manuel Rodrigues Garcia Dutra: é nomeado pároco das paróquias de Santa Cruz das Ribeiras, Calheta do Nesquim e Piedade e dispensado das paróquias de Prainha, Ribeirinha e Santo Amaro, ouvidoria do Pico.

– Pe. Paulo Fernando Furtado Silva é nomeado pároco das paróquias de Candelária, S. Mateus, S. Caetano, S. João, dos Curatos do Monte e Santa Margarida e Reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso ouvidoria do Pico e é dispensado das paróquias das Angústias, Feteira, Conceição, Praia do Almoxarife e Salão, ouvidoria do Faial.

– Pe. Paulo Jorge Melo Baptista é nomeado vigário paroquial das paróquias de Candelária, S. Mateus, S. Caetano, S. João e dos Curatos do Monte e Santa Margarida e dispensado de pároco das paróquias de Calheta do Nesquim, Piedade e Santa Cruz das Ribeiras, ouvidoria do Pico.

– Pe. Dinis Manuel Branco Silveira: é nomeado pároco das paróquias de Bandeiras, Madalena e Criação Velha, ouvidoria do Pico e dispensado das paróquias de Topo e S. Antão, ouvidoria de S. Jorge.

– Pe. António Duarte Azevedo: é nomeado pároco das paróquias de Lages, Silveira e Santa Bárbara, ouvidoria do Pico e dispensado das paróquias de Velas, Urzelina e Beira, ouvidoria de S. Jorge.

FAIAL

– Mons. António Manuel Saldanha e Albuquerque: é nomeado pároco da Matriz e Conceição, ouvidoria do Faial.

– Pe. Marco Paulo Matos Martinho: é nomeado pároco das paróquias de Angústias e Flamengos, ouvidoria do Faial e dispensado das paróquias de Madalena e S. Mateus, ouvidoria do Pico.

– Pe. Roberto Jorge Borges Cabral: é nomeado pároco das paróquias de Praia do Almoxarife, Pedro Miguel e Ribeirinha, ouvidoria do Faial e dispensado das paróquias de Conceição e Ribeira Seca, ouvidoria da Ribeira Grande.

– Pe. Marcos Henrique Pereira Miranda: é nomeado pároco das paróquias de Capelo, Castelo Branco e Feteira, ouvidoria do Faial e dispensado da paróquia de São Mateus da Calheta, ouvidoria de Angra e restantes ofícios.

– Pe. Rui Pedro Garcia Soares: é nomeado pároco das paróquias de Cedros, Praia do Norte e Salão, ouvidoria do Faial e dispensado de vigário paroquial de Atalhada, Rosário e Santa Cruz, ouvidoria de Lagoa.

S. JORGE

– Pe. Manuel António das Matas dos Santos: é dispensado da paróquia das Manadas ouvidoria de São Jorge, mantendo as restantes nomeações.

– Pe. Vítor José Almeida Medeiros: é nomeado pároco de Santo Amaro, Urzelina, Manadas e curato da Boa Hora, ouvidoria de São Jorge. É dispensado das paróquias de Ribeirinha e Santa Bárbara, ouvidoria de Ribeira Grande.

– Pe.  Pedro Miguel Aguiar Cardoso: é nomeado pároco do curato do Toledo, ouvidoria de São Jorge, mantendo as restantes nomeações.

– Pe. Sandro Emanuel Melo Costa: é nomeado pároco de Velas e Beira, ouvidoria de S. Jorge, dispensado de Santo Amaro e Toledo, mantendo as restantes nomeações da mesma ouvidoria.

– Pe. Leonel Fidalgo Vieira: é nomeado pároco de Topo e Santo Antão, ouvidoria de São Jorge, e dispensado de Vigário Paroquial de Altares e Raminho, ouvidoria de Angra e de Agualva e Fontinhas, ouvidoria da Praia.

TERCEIRA

– Pe. Bruno Miguel Esteves Rodrigues: é nomeado pároco de São Mateus da Calheta ouvidoria de Angra e é dispensado das paróquias de Cedros, Ribeirinha e Pedro Miguel, ouvidoria do Faial.

– Pe. Pedro Rodrigo Faria Carvalho: é nomeado pároco de Altares, Raminho e Biscoitos ouvidoria de Angra e Praia e é dispensado das paróquias de São João e São Caetano e do Curato de Santa Margarida.

– Pe. Francisco Sales Dinis: é nomeado pároco das Quatro Ribeiras, ouvidoria da Praia da Vitória.

– Pe. Carlos Alberto Miranda Cabral: é dispensado das paróquias a seu pedido e por completar os 75 anos.

Pe. António Manuel Machado Santos: dispensado de Vigário Paroquial da Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória, Ouvidoria da Praia, mantendo as restantes nomeações.

SANTA MARIA

– Pe. João Manuel Moniz Ponte: é nomeado pároco “in solidum” das paróquias da ouvidoria de Santa Maria e é dispensado das paróquias de Candelária, Bandeiras e Criação Velha.

S. MIGUEL

– Pe. Nuno Filipe Pacheco Sousa: é nomeado pároco de Capelas e Curato da Conceição, ouvidoria das Capelas e é dispensado das paróquias de Rabo de Peixe, Calhetas e Pico da Pedra, ouvidoria da Ribeira Grande.

-Pe. Hélio Nuno Santos Soares: é nomeado pároco de Maia e Porto Formoso, ouvidoria Fenais de Vera Cruz e dispensado da Paróquia de Capelas e Curato da Conceição, ouvidoria das Capelas.

– Pe. Fábio Filipe Silva Carvalho: é nomeado pároco de S. Brás e Lomba da Maia, ouvidoria de Fenais de Vera Cruz e dispensado das paróquias de Capelo, Castelo Branco e Praia do Norte, ouvidoria do Faial.

– Pe. Leonardo Alberto Baganha Cabral e o Pe. Hélio Nuno Santos Soares: são nomeados párocos «in solidum» das paróquias de Fenais da Ajuda, Salga e curatos da Ribeira Funda e Lomba de S. Pedro, ouvidoria de Fenais da Ajuda, sendo moderador o Pe. Hélio Nuno Santos Soares.

– Pe. Silvano António Cabral Vasconcelos: é nomeado pároco das paróquias de Saúde, Milagres e Capelania da Piedade – Arrifes, ouvidoria de Ponta Delgada e é dispensado de Vigário Paroquial da ouvidoria da Povoação.

-Pe. Valter José Pacheco Correia: é nomeado Administrador Paroquial das paróquias de Furnas e Ribeira Quente durante a ausência do pároco que, a seu pedido, se deslocará ao Brasil pelo período de um ano.

– Pe. Manuel da Silva Galvão: é nomeado pároco das paróquias de Pico da Pedra e Calhetas e dispensado da paróquia da Matriz, ouvidoria da Ribeira Grande.

– Pe. Carlos Eduardo dos Santos Simas, Pe.  Tiago Samuel Ormonde Tedéu e Pe. Nélson Filipe Ferreira Vieira: são nomeados párocos «in solidum» das paróquias da Matriz, Conceição, Ribeira Seca, Ribeirinha e Santa Bárbara, ouvidoria da Ribeira Grande, sendo moderador o Pe. Carlos Eduardo dos Santos Simas, e dispensados das nomeações anteriores.

– Pe. Marco Luciano da Rosa Carvalho: é nomeado pároco de Rabo de Peixe, ouvidoria da Ribeira Grande e dispensado das paróquias de Saúde e Milagres, Arrifes, ouvidoria de Ponta Delgada.

– Pe. Rúben Medeiros Sousa: é nomeado pároco das paróquias de Ponta Garça e Ribeira das Taínhas, ouvidoria de Vila Franca do Campo e é dispensado das paróquias de Maia e Porto Formoso, ouvidoria de Fenais de Vera Cruz.

Pe. Jorge Gabriel Pinheiro Sousa: é nomeado pároco das paróquias de Achada, Achadinha e Santana, ouvidoria do Nordeste e dispensado das paróquias da ouvidoria das Flores.

– Pe. Horácio Daniel Dutra Alves e o Pe. Maximino da Silva Medeiros: são nomeados párocos «in solidum» da paróquia de S. Vicente Ferreira, ouvidoria das Capelas, sendo moderador o Pe. Horácio Daniel Dutra Alves. Ambos mantém as nomeações anteriores.

SERVIÇOS

Pe. Bruno Miguel Esteves Rodrigues: é nomeado Diretor do Serviço diocesano de evangelização, catequese e missões.

– Pe. Marco Paulo Bettencourt Gomes: é nomeado Assistente da Cáritas Diocesana e da Cáritas da Ilha Terceira e Capelão do Estabelecimento Prisional de Angra. É dispensado das paróquias de Matriz e Flamengos, ouvidoria do Faial.

Decreto Episcopal das  Nomeações_2025

Scroll to Top