Curso livre promovido pelo Serviço Diocesano da Pastoral Universitária arranca na próxima sexta feira

O Serviço Diocesano da Pastoral Universitária vai promover, a partir desta sexta feira, dia 7 de novembro, um curso livre sobre a relação  entre a literatura e a religião, que será orientado pelo responsável deste serviço na ilha Terceira, Pe Júlio Rocha.

“A minha intenção é que as pessoas se apaixonem pela literatura e vejam nela uma procura de verdade, uma busca de sentido para a vida humana até porque, em todos os autores que vamos estudar, o divino está sempre presente seja como forma de negação seja como busca de sentido”, referiu ao Sítio Igreja Açores o Pe Júlio Rocha.

O curso propõe um “passeio” com grandes figuras da literatura contemporânea mundial, como Dostoiévski, Kafka, Hemingway, Camus e, no panorama português, Raul Brandão, “visitando” algumas das suas obras mais conhecidas e marcantes, procurando “compreender a nostalgia do Absoluto nelas presente”.

O curso decorrerá na Universidade dos Açores, no pólo da Terra Chã, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, às sexta feiras,  entre as 17h30 e as 19h00 e terá um total de 15 sessões.

“A literatura, enquanto arte, é um espaço religioso, não no sentido comum do termo, mas num sentido mais lato, precisamente como busca de sentido para a condição humana, procura de respostas que não se encontram no quotidiano e na superfície” sublinha o responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral Universitária na ilha Terceira.

“Há sempre, nos grandes escritores, ateus ou crentes, busca de plenitude de sentido”, conclui o Padre Júlio Rocha, Professor de Teologia Moral no Seminário Episcopal de Angra cuja tese de doutoramento é, justamente,  uma leitura teológico-moral da obra de Raúl Brandão.

As inscrições estão abertas em http://hauniversidadeeangra.weebly.com/ ou através de mail para acda.eventos@gmail.com.