Ilhas de São Miguel e Terceira registam 12 mudanças

O Bispo de Angra acaba de proceder às Nomeações dos presbíteros para o próximo ano no que respeita à pastoral paroquial, procedendo a dez novas nomeações nas ilhas de São Miguel e Terceira.

De resto, a ouvidoria da Terceira, que está dividida em cinco zonas pastorais,  é a que regista uma maior movimentação de padres, num total de sete novas colocações.

Os Padres Emanuel Valadão (moderador), Cipriano Pacheco e Marcos Miranda são nomeados Párocos “in solidum” das Lajes, Santa Luzia da Praia, Santa Rita e Vila Nova, no concelho da Praia da Vitória. Os três regressam à Terceira depois de algum tempo fora, no caso do Pe Emanuel Valadão esteve no último ano em Lyon, França; o Pe Cipriano Pacheco foi nos últimos três anos Vigário Episcopal para São Miguel e o Pe Marcos Miranda esteve em São Jorge.

O Pe António Rocha foi nomeado Pároco da Feteira e o Pe Júlio Rocha, nomeado Pároco da Fonte do Bastardo, acumulando com o ofício de Pároco do Porto Martins. Ambos assumem paróquias que estavam a ser asseguradas pelo Pe Teodoro Medeiros, que vai iniciar o doutoramento em Teologia Biblica, em Roma.

O Pe Moisés Rocha foi nomeado Pároco da Agualva e reconduzido como Pároco das Fontinhas e o Pe Carlos Cabral, reconduzido como Pároco dos Biscoitos e Quatro Ribeiras. Recordo que a meio do ano pastoral que agora terminou algumas destas paróquias já tinham sido redistribuídas por estes sacerdotes devido à saída do Pe Francisco Zanon, que regressou ao Brasil.

Em São Miguel, na ouvidoria de Ponta Delgada foi nomeado o Pe Davide Barcelos para as paróquias dos Milagres e da Saúde, nos Arrifes, e o Pe Francisco Melo para a gestão in solidum das paróquias de Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada.

O Pe Duarte Moniz foi nomeado Pároco dos Fenais da Luz, Ouvidoria das Capelas, acumulando com o ofício de Pároco das Calhetas e o Padre Nuno Maiato foi reconduzido como Pároco de Santa Cruz, Ouvidoria da Lagoa.

O Pe Agostinho Lima foi reconduzido como Pároco do Nordeste, Pedreira e S. António do Nordestinho, na Ouvidoria do Nordeste e o Pe André Resendes Graça foi nomeado Pároco dos Remédios-Lomba do Loução, na Ouvidoria da Povoação, regressando do Pico. Ainda na ouvidoria da Povoação foi nomeado o Pe João Ponte para o Faial da Terra acumulando com o ofício de Pároco da Matriz da Povoação. O Pe Ricardo Manuel Melo Pimentel, ouvidor da Povoação, foi reconduzido como Pároco das Furnas e Ribeira Quente.

Na ouvidoria do Pico, o Pe Marco Martinho foi nomeado Pároco da Candelária e Vigário Paroquial do Curato do Monte, confirmado como Pároco único das Bandeiras e Criação Velha, acumulando com o ofício de Pároco da Madalena e São Mateus. Ainda nesta ouvidoria, foi reconduzido o Pe Paulo Baptista na Calheta do Nesquim, Piedade e Santa Cruz das Ribeiras.

O novo diácono Gaspar Pimentel que acabou agora o sexénio no Seminário Episcopal de Angra e não pode ser ordenado por questões de idade, foi nomeado para apoio pastoral nas Paróquias das Bandeiras, Candelária e Criação Velha, até à sua ordenação presbiteral.

Na ilha de São Jorge foi colocado o Pe Alexandre Medeiros, nomeado Pároco “in solidum” das Paróquias da ilha de S. Jorge, com excepção de S. Antão e Topo.

Finalmente na ilha das Flores, o Pe Ruben Medeiros assume a ouvidoria e será o moderador da gestão in solidum de todas as paróquias da ilha à exceção da Fazenda, com os padres Eurico Caetano e Pedro Aguiar, que serão apoiados pelo diácono Luís Alves.