O sentido de ser cristão hoje e a leitura dos sinais do tempo a partir da pregação de Jesus orienta as novenas de preparação para a Festa do Senhor Bom Jesus do Pico

O vice-reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Monsenhor José Medeiros Constância assegurará a pregação do novenário e dos dias da festa

Começou esta terça-feira a novena preparatória da festa do Senhor Bom Jesus, em São Mateus, na ilha do Pico, com o tema “Bom Jesus Caminho, Verdade e Vida da nossa Esperança”.

A maior festa religiosa da ilha do Pico começou com a transladação da veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus, da Sua Capela para o trono do Santuário, pelo exterior da Igreja Matriz-Santuário, acompanhada pela Filarmónica de São Mateus, seguindo-se a Missa.

O pregador, Monsenhor José Medeiros Constância, vice-reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, parte para estes nove dias com um conjunto de nove questões dirigidas ao povo de Deus pela pregação de Jesus. A partir de nove passagens dos evangelhos, o sacerdote reflete sobre o sentido da vida no mundo de hoje; O mundo de hoje e os seus sinais; Sentido dos limites e a morte ; A procura de Deus hoje; Quem é Cristo? O “dossier” de Jesus Cristo hoje; Quem é Cristo para nós cristãos?; Poder ou serviço? A Missão; Transformação cristã do mundo de hoje e Seguimento de Jesus Cristo nossa Esperança.

Terminada a Missa da primeira novena, houve a apresentação e a bênção de uma grande tela intitulada “A Varanda de Pilatos”, que retrata o momento em que Pilatos apresenta Jesus à multidão dizendo Ecce Homo, o passo da paixão de Cristo representado na Imagem do Senhor Bom Jesus, que neste Santuário é venerada.

A tela foi colocada na Capela do Senhor Bom Jesus e é da autoria do artista Gabriel Garcia, um filho da freguesia de São Mateus a residir em Lisboa, que ofertou este seu trabalho ao Senhor Bom Jesus.

O novenário é transmitido diariamente pela Rádio Pico, a partir das 19h30.

Os dias da Festa serão presididos pelo bispo emérito de Angra, D. António de Sousa Braga que no dia 4 serão homenageado pelas suas bodas de prata episcopais.

Por causa da situação de pandemia as grandes celebrações decorrerão no exterior do Santuário para permitir a participação de mais pessoas garantindo a sua distância física. O uso de máscara é obrigatório. Durante este período o Santuário estará sempre aberto até à meia noite. A reitoria pede que os peregrinos possam fazer os seus momentos de oração mas sempre no respeito pelas regras de higiene e segurança estabelecidas pela Igreja.

Scroll to Top