Iniciativa decorre esta terça e quarta feiras no centro missionário em Ponta Delgada

A equipa de catequistas da adolescência, da ouvidoria da Lagoa, vai receber formação sobre sexualidade,  entre hoje e amanhã, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Trata-se de uma iniciativa da Ouvidoria, no âmbito do plano de formação dos agentes de pastoral, com vista a “perspetivar uma visão cristã da sexualidade”, disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor, Pe Pedro Coutinho, que orientará a formação, que decorre no Centro Missionário dos Padres Dehonianos, em Ponta Delgada.

“Nós vivemos um contexto dificil onde há comportamentos e referências que muitas vezes não estão em conformidade com a moral cristã e importa que os nossos catequistas tenham respostas que possam dar nessas situações”, sublinhou o responsável pela Ouvidoria da Lagoa.

Ao todo serão 40 catequistas que irão participar nestes dois dias de formação,  em formato de “workshop”, onde os “formandos” são convidados a fazer a sua própria formação.

“Nós vamos dar-lhes instrumentos novos fora do contexto da catequese para que eeles possam refletir, analisar e encontrar orientações precisas que os ajudem depois a preparar as aulas da catequese” frisa o Pe Pedro Coutinho, sublinhando que os catequistas “vão fazer uma espécie de auto formação”.

Além do sacerdote e de elementos da equipa formadora do Serviço de Evangelização e Catequese haverá tempo para a participação de técnicos de saúde que darão um contributo “importante” para a abordagem do tema da sexualidade na adolescência.