Ouvidoria de Ponta Delgada reconhece a necessidade de uma catequese de adultos e de uma maior participação dos jovens na vida da igreja

Reunião do conselho pastoral e relatório de actividades encerram ano pastoral

A ouvidoria de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, reconhece que há uma necessidade de catequese de Adultos e de um maior acompanhamento dos jovens.

No relatório final do ano pastoral, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso,  o ouvidor refere que “há uma necessidade de Catequese de Adultos e de uma preparação sistemática e organizada dos jovens – adultos e adultos para o Crisma a nível de zona e de Ouvidoria”.

“Necessitamos de Leigos devidamente preparados para a preparação do batismo e para as reuniões de pais da catequese” acrescenta o Cónego José Medeiros Constância que também sublinha a “necessidade de uma formação permanente e prática dos Leitores e uma acção concertada inicial com Grupos Corais da Ouvidoria”.

O sacerdote reconhece que “Algumas ações têm sido feitas no que diz respeito aos Leitores, Acólitos, Grupos Corais e Ministros da Comunhão”,  ( aqui em colaboração com a Capelania do Hospital – Capelães), mas é preciso ir mais longe, recordando que “a preparação inicial e a admissão dos novos Ministros da Comunhão têm sido feitas sempre a nível de Ouvidoria na festa de São Sebastião” e  “É bom que continue a ser assim”.

O relatório, produzido pelo ouvidor e do conhecimento do Conselho Pastoral da ouvidoria sublinha, ainda, a importância “de uma revalorização concertada” ao nível da cidade da festa do seu padroeiro, São Sebastião.

Mas é ao nível da pastoral socia que o sacerdote reconhece que tem de haver mais investimento.

“A Ouvidoria tem a nível de paróquias e de Instituições de Igreja  uma quantidade imensa de serviços sócio – caritativos : assistência , de promoção humana e já de economia solidária” destaca frisando que “Embora não haja muita coordenação, na prática, a verdade é que nas horas de crise e para além destas há acção , há programação , há respostas”.

“Tem ajudado a opção pelos pobres o caminho escolhido diocesanamente pela Pastoral Social que leva a refletir e a agir neste sentido” conclui o Cónego José Medeiros Constância.

O sacerdote que é pároco na Relva e na Covoada, lembra também que !A partir de Setembro próximo está sugerido ,  um encontro com as Direccões dos vários Centros Sociais e Paroquiais que tem a Ouvidoria”.

A Ouvidoria tem na quinta feira o dia especial de oração pelas suas comunidades, sendo uma recitada uma oração especifica.

A ouvidoria de Ponta Delgada, a par da da terceira é uma das maiores dos Açores; está estruturada  em 4 zonas pastorais: Periferia Nascente : São Roque, Fajã de Baixo e Fajã de Cima.  Cidade : São Pedro, Matriz , São José, Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima. Periferia Poente : Relva, Covoada, Saúde e Milagres . Oeste : Feteiras , Candelária, Ginetes , Várzea e Mosteiros e Sete Cidades.

A Ouvidoria tem uma relação com o Santuário do Santo Cristo e vice-versa , com toda a Ilha e agora ainda mais com a Vigararia Episcopal Territorial ilha de São Miguel e Santa Maria e com a Vigararia da Formação. Possui ainda Equipas Pastorais Coordenadoras para a Catequese da Infância e Adolescência com representantes das Zonas Pastorais e com um Padre Assistente que é o Padre Davide Barcelos; para a Pastoral Familiar com um casal representante de cada zona pastoral , o «casal de ligação » da Ouvidoria e o Assessor Espiritual Padre José Constância e tem duas equipas de CPM com autonomia e cada uma com o seu Assistente : Padre João Maria Brum e Padre Norberto Brum. O Padre Bruno Espínola é o Responsável na Ouvidoria pela Pastoral das Vocações. Nesta ouvidoria residem ainda cinco comunidades Religiosas com 21 Irmãs ligadas à Saúde , ao Ensino,  ao Apostolado paroquial e ao Santuário.

A nível de Ouvidoria há, ainda,  o Serviço da Catequese de Infância e Adolescência , o Serviço da Pastoral Juvenil, o Serviço da Pastoral Escolar, Serviço da Pastoral das Vocações , o Serviço da Pastoral Familiar, o Serviço Litúrgico com várias áreas , o Serviço da Pastoral Social com diversos serviços e instituições, sobretudo o da Pastoral da Saúde e da Pastoral dos Reclusos.

A ouvidoria tem ao nível dos movimentos de apostolado: Movimento da Mensagem de Fátima; Adoração Eucarística Reparadora; Apostolado de Oração; Caminho Neo-Catecumenal ; Corpo Nacional de Escutas; Cursos de Cristandade; Encontro Matrimonial; Equipas de Nossa Senhora; Legião de Maria; Liga Identisificadora da Acção Missionária ( LIAM); Movimento de Dinamização Bíblica; Movimento Esperança e Vida ( MEV); Movimento dos Focolares; Movimento Shalom; Ofícinas de Oração; Movimento Carismático Católico; Romarias Quaresmais; Sociedade de São Vicente Paulo; Confrarias do Santíssimo e a Irmandade do Senhor Santo Cristo.

Scroll to Top