Papa nomeia bispo brasileiro para diocese «lusófona» nos Estados Unidos da América

D. Edgar da Cunha vai chefiar uma das dioceses mais portuguesas da América do Norte, Fall River.

O Papa Francisco nomeou um bispo brasileiro como responsável pela diocese norte-americana de Fall River, com uma forte presença de emigrantes açorianos, sobretudo oriundos da ilha de São Miguel.

 

A sala de imprensa da Santa Sé revelou hoje que D. Edgar da Cunha, até agora auxiliar da Diocese de Newark (Nova Jérsia), vai suceder a D. George William Coleman em Fall River.

 

O novo bispo, religioso vocacionista, nasceu a 21 de agosto de 1953 e completou os estudos filosóficos no Brasil antes de concluir a formação teológica nos Estados Unidos da América, onde foi ordenado padre em 1982.

 

João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Newark em 2003.

 

É na diocese de Fall River que se encontra a primeira paróquia portuguesa da Amércia do Norte, organizada em torno da Igreja de São João Batista.

 

É também nesta diocese que se realizam as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que acontecem anualmente no último fim de semana do mês de agosto, juntando os emigrantes açorianos dos Estados Unidos, Canadá e Bermuda.

 

As festas organizadas no Kennedy Park, um dos parques centrais da cidade de Fall River, foram impulsionadas há mais de 30 anos pelo emigrante açoriano Heitor de Sousa, natural de Rabo de Peixe, ilha de São Miguel,  começam com o desfile etnográfico, no sábado, prosseguem com  o bodo de leite e terminam com a coroação no domingo e cortejo de coroação pelas principais artérias desta cidade da costa leste dos EUA.

 

Fall River é cidade irmã de Ponta Delgada e lá existe uma réplica das Portas da Cidade em tamanho real.

Scroll to Top