Viagem é a quinta confirmada para 2019

A sala de imprensa da Santa Sé anunciou hoje que o Papa vai visitar a Roménia de 31 de maio a 2 de junho, a convite das autoridades políticas e da Igreja Católica no país.

Esta é já a quinta viagem pontifícia confirmada para 2019, com passagens previstas pelas cidades de Bucareste, Iasi e Blaj, além do santuário mariano de Sumuleu Ciuc.

A visita tem como lema oficial “Sā mergem împreunā – Caminhemos juntos”.

O Papa João Paulo II foi, até hoje, o único pontífice a visita a Roménia (7-9 de maio de 1999).

Os outros destinos já confirmados são o Panamá (23-28 de janeiro), para a Jornada Mundial da Juventude; os Emirados Árabes Unidos (3-5 de fevereiro), para participar no encontro inter-religioso internacional sobre a ‘Fraternidade Humana’; Marrocos (30-31 de março), onde vai passar pelas cidades de Rabat e Casablanca; e a Bulgária e República da Macedónia (5-7 de maio), viagem que se encerra na cidade natal da santa Madre Teresa de Calcutá (1910-1997).

O Papa foi convidado oficialmente em 2016 a visitar a Roménia, país com uma forte presença ortodoxa.

No final de 2017, o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher, esteve em Bucareste, para uma série de encontros com as autoridades civis, tendo celebrado a Missa na Catedral São José com a comunidade católica da cidade.

A Roménia assume desde 1 de janeiro, pela primeira vez, a presidência de turno do Conselho Europeu.

(Com Ecclesia)