Por mais que nos afastemos Deus nunca desiste de nós, afirma o cónego Adriano Borges

Último dia da novena do Bom Jesus Milagroso foi presidido pelo Administrador Diocesano, que pediu oração pelos sacerdotes e pela Igreja que caminha neste mundo

Chegou ao fim esta quinta-feira a novena de preparação da Festa do Senhor Bom Jesus Milagroso, na ilha do Pico, que teve como pano de fundo os vários encontros  de Jesus com figuras femininas, hoje a partir do episódio da Samaritana.

Depois de enquadrar histórica e simbolicamente este encontro narrado no Evangelho de São João, e que se passa à volta de um poço, na hora mais quente do dia, em que Jesus pede a uma mulher, que, talvez por causa do seu comportamento imoral publicamente reconhecido, é obrigada a ir para a estrada àquela hora, para não se encontrar com quantos a desprezam, que lhe dê de beber. Ao ouvir aquelas palavras na língua dos judeus, ela espanta-se porque uma mulher da sua condição apenas poderia esperar o desprezo. Mas Jesus faz-se pedinte junto dela.

O cónego Adriano Borges, afirmou que é neste encontro que se revela o verdadeiro “amor de Deus pela Humanidade e por cada um de nós”.

“O comportamento de Jesus mostra que ninguém é excluído do seu amor”, disse o sacerdote que pregou este novenário.

“Nós precisamos do amor de Deus mas Deus é mendigo do amor do homem e não desiste de nenhum de nós por pior que nós sejamos” insistiu o Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, ao sublinhar que a “humanidade perdida é aquela que é procurada por Deus” pois “Ele  procura os pecadores, aqueles que ao meio dia (simbolicamente a hora a que Pilatos entregou Jesus à multidão) da vida estão perdidos, que precisam de uma nova vida”.

“Mil vezes nos afastemos Dele,  mil vezes Ele nos quererá bem” afirmou ainda destacando que a água que pediu à Samaritana é “o amor que nos pede a cada um de nós”.

“Olhando para esta bonita imagem do Bom Jesus ela diz-nos que nunca mais vamos ter sede; diante do maior destempero da vida, Deus nunca nos abandona. Oxalá que cada um de nós, depois deste encontro pessoal com Jesus, ao longo da preparação desta festa possamos dizer no fim: Senhor que bom foi vir à fonte”.

O último dia desta novena foi presido pelo Administrador Diocesano, cónego Hélder Fonseca Mendes, que em dia em que a Igreja celebra São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, pediu a oração pelos padres diocesanos, lembrou o bispo emérito D. António de Sousa Braga e pela Igreja “que caminha em comunhão, missão e participação”.

O reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, que este ano celebra 60 anos, agradeceu as pregações que permitiram um “encontro maravilhoso com o Senhor”.

Amanhã  e depois celebram-se os principais dias da festa do Senhor Bom jesus Milagroso. Amanhã é dia da Vigília : às 17h00 haverá um momento de Exposição do Santíssimo; às 18h00, será celebrada a Missa com a Unção dos Doentes e às 20h30, começa o desfile das filarmónicas com uma pequena atuação.

No dia 6, dia da festa, a alvorada às 8h00; às 9h00 a eucaristia será animada pelos jovens de São Mateus; às 11h00 a Eucaristia será animada pelos Escuteiros e às 16h00 será a Solene concelebração que será presidida por D. José Avelino Bettencourt, núncio apostólico da Santa Sé na Geórgia e na Arménia e, às 18h00,  a procissão. A Festa do Bom Jesus termina no domingo.

Participam na festa as filarmónicas Artista Faialense, Liberdade do Cais do Pico, Lira de São Mateus, Lira Madalense; Recreio dos Pastores de São João, União Artista de São Roque e União e Progresso Madalense.

Scroll to Top