Iniciativa de inclusão social é co-financiada pela União Europeia e foi desenvolvida localmente pela Cáritas da ilha Terceira

O Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Cáritas da Ilha Terceira (CDIJCIT), irá encerrar o Projeto “No Planet B- As Nossas Quintas”, numa cerimónia no próximo dia 3 de Março pelas 9h30, no Salão da Cáritas da Ilha Terceira, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

Este projeto de intervenção comunitária visou dar continuidade e diversificar as ações já desenvolvidas nos últimos anos pela Empresa Social de Inserção As Nossas Quintas. Abarcando, neste âmbito, um público mais jovem, teve o objetivo de promover o contato de crianças com a natureza, numa lógica de sustentabilidade ambiental, bem como para estimular o consumo e a produção local de produtos hortofrutícolas.

“No Planet B- As Nossas Quintas” assentou em três componentes distintas. Na componente 1, foi implementada uma Quinta Pedagógica, onde se desenvolveram atividades práticas com crianças de jardins- de-infância do concelho de Angra do Heroísmo. Na componente 2, o trabalho foi dirigido a diversas famílias, com as quais se desenvolveram pequenas hortas domésticas, não só numa lógica da produção e consumo de hortícolas, mas também para trabalhar a gestão doméstica. Por último, mas não menos importante, na componente 3 foram realizadas sessões exploratórias com crianças de diversas turmas dos 3o e 4o anos de escolaridade, para incutir hábitos de consumo de hortofrutícolas.

O Projeto “As Nossas Quintas – No Planet B” foi cofinanciado pela União Europeia e pelo Instituto Camões., através do Projeto NO PLANET B – AMI.