Recolha rendeu ao Plano de São Lucas mais de duas toneladas de alimentos

Iniciativa decorreu este fim de semana em Ponta Delgada

O Projeto São Lucas – Plano Integrado de Resposta à Pobreza de São José – promoveu uma recolha alimentar este fim-de-semana que arrecadou duas toneladas e cento e cinquenta quilos de alimentos. Esta iniciativa decorreu numa grande superfície de Ponta Delgada.

Estima-se que o valor total dos bens angariados ronde os 3.600€ e que este stock ajude as famílias beneficiárias deste projeto nos próximos quatro meses, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

Esta iniciativa contou com a colaboração de 33 voluntários, compostos pelos movimentos da paróquia de S. José, designadamente Conferência Vicentina, Catequese, Pastoral Familiar e Centro Paroquial de Bem-Estar Social de José. Participaram também neste evento alunos do curso de serviço social da Universidade dos Açores.

Esta é a sexta recolha alimentar organizada pelo Plano São Lucas. O Projeto foi criado com a missão de melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de desvantagem económica e social, residentes na Paróquia de São José, concelho de Ponta Delgada, apoiando neste momento 40 agregados familiares.

No que se refere a iniciativas para este ano, o Projeto irá promover, sessões formativas dirigidas famílias beneficiárias que explorarão as seguintes áreas: “Culinária e pastelaria”; “Expressão plástica e criatividade”; “Religião e espiritualidade”; “Procura ativa de emprego”; “Maus tratos a menores”; “Aproveitamento de quintais domésticos e criação de hortas”; “ Juventude, delinquência, consumos e dependências”; “Cidadania e discriminação”; “ Precauções no uso da internet e redes sociais”; entre outras. De acordo com a Exortação Apostólica do Papa Francisco “É na família onde aprendemos a abrir-nos aos outros, a crescer em liberdade e em paz.”

 

Scroll to Top