Dois reitores açorianos representam a diocese

Os reitores de santuários de Portugal vão reunir-se hoje e manhã em Fátima para refletirem sobre os santuários como  ‘Lugares de Encontro(s): novas articulações para o século XXI’.

Uma vez mais a Diocese de Angra estará representada através dos reitores dos santuários do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cónego Adriano Borges e do Senhor Bom Jesus do Pico, Pe. Marco Martinho.

O tema “procura ir ao encontro de algumas questões concretas nos domínios do acolhimento, gestão e salvaguarda, atendendo à função e natureza específica deste tipo de património”, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

Dada a temática, o encontro dos reitores de santuários este ano é alargado à participação dos vários responsáveis diocesanos na área dos Bens Culturais da Igreja.

Como intervenientes estão Maria Isabel Roque, da Universidade Europeia,  Laura Romão, do Museu Municipal de Portalegre, o investigador Ruy Ventura e Artur Goulart da Arquidiocese de Évora, conforme o programa do encontro que organizado em parceria entre o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Associação dos Reitores de Santuários de Portugal.