“Chamados à Santidade” foi o lema do encontro

30 catequistas da ilha do Pico participaram numa recoleção de Advento, no passado dia 2 de dezembro, e refletiram sobre o lema proposto para o encontro “Chamados à Santidade”.

A iniciativa decorreu no Santuário do Senhor Bom Jesus, em S. Mateus, e constituiu “um dia de reflexão, partilha e encontro pessoal e comunitário com a pessoa de Jesus Cristo” informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

Realizaram-se dois momentos distintos, de manhã sob orientação da Irmã Filomena Pavão, Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, as catequistas refletiram sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco “ Alegrai-vos e exultai”, destacando-se a ideia de que “podemos e devemos viver a santidade no quotidiano do dia, com a humildade própria de quem  sabe aceitar a sua história e que no Senhor tudo é possível”, refere a nota.

De tarde, depois de dois grandes “banquetes”, o da Eucaristia e o do almoço partilhado, “momentos de alegria e verdadeira comunhão”, o coordenador da pastoral profética na ilha montanha Pe Francisco Rodrigues refletiu sobre a importância da Palavra de Deus na vida dos Cristãos e essencialmente na missão que é ser catequista. “O momento da Lectio Divina sobre o capitulo 13 da carta de S. Paulo aos Coríntios foi por excelência o esvaziar-nos do nosso eu, das nossas preocupações, das nossas dificuldades, dos nossos confrontos e deixarmos que a Palavra pulsasse nos nossos corações, encontrasse caminho nos nossos pensamentos e desse respostas às nossas inquietudes” refere ainda a nota enviada ao Igreja Açores..

O encontro terminou com as catequistas em oração e adoração ao Senhor Eucarístico, “com o silêncio que fala do que vai na alma, com a paz que reflete um dia de entrega, com a força que brota do encontro com o Senhor”.

A nota conclui que “Foi um dia Bom. Afinal vivemos o advento, é o Senhor que vem ao nosso encontro”.

 

(Com Andrelina Andrade)