A saída realiza-se a 14 de março e as inscrições devem ser feitas até 26 de fevereiro na paróquia de Santa Clara, em Ponta Delgada

A Romaria de Senhoras de Santa Clara realiza-se no dia 14 de Março e este ano tem como tema de reflexão “Marcadas pela Alegria do Evangelho… comprometidas na missão”, refere uma nota da paróquia de Santa Clara, organizadora desta romaria, enviada ao Sítio Igreja Açores.

As inscrições para a Romaria devem ser feitas na paróquia de Santa Clara até dia 26, altura em que começam os encontros preparatórios, no total de quatro, nos dias 26 de fevereiro, 5, 9 e 12 de março, pelas 20h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada.

Estes encontros, que serão orientados pelo Pe Norberto Brum, moderador da gestão in solidum das duas paróquias- Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima-  “visam preparar as peregrinas para a oração e, consequentemente, para a vivência da alegria do Evangelho”, diz ainda a nota.

As reflexões destes encontros, bem como as que serão feitas durante o percurso da Romaria, irão ter como pano de fundo a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “A Alegria do Evangelho”.

Pelo 14º ano consecutivo perto de um mlhar de senhoras, de várias paróquias da ouvidoria de Ponta Delgada, sairá da Igreja de Santa Clara, após Eucaristia, pelas 05h00, rumo ao Mosteiro das Irmãs Clarissas, nas Calhetas, em Rabo de Peixe, conceljho da Ribeira Grande,  passando pelas Igrejas da cidade de Ponta Delgada, Fajãs de Baixo e de Cima, Aflitos, Fenais da Luz e Calhetas. Em cada Igreja é celebrado um momento de oração.

“Esta  Romaria é um momento especial de reflexão, oração e vivência da fé, ela é mesmo, uma caminhada e expressão da própria fé”, destaca a nota frisando , no entanto, que as peregrinas não devem faltar aos encontros “formativos” pois são eles que levam “a reflexão e ao aprofundamento da fé, alicerçando e fundamentando a própria Romaria”.

Até à data já se encontram inscritas cerca de 400 senhoras, provenientes de diversas Paróquias de São Miguel.