Romeiras ligadas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição voltam a sair esta Quaresma

 

Os dois “ranchos” estão a a organizar saídas de dois dias

O Rancho de Romeiras de Nossa Senhora da Conceição e o Grupo de Caminhantes de Nossa Senhora da Conceição vão sair em romaria quaresmal durante dois dias em fevereiro e em março, na ilha Terceira, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

O primeiro grupo a sair, nos dias 24 e 25 de fevereiro, segunda semana da quaresma,  é o Rancho de Romeiras de Nossa Senhora da Conceição; realizará a sua V Romaria quaresmal.

Já o grupo Caminhantes de Nossa Senhora da Conceição, também ligado ao santuário e já com cerca de 70 mulheres inscritas , realizará a sua X Caminhada Quaresmal nos dias 16 e 17 de março.

Os dois grupos mobilizam sempre muitas participantes e seguem o esquema dos Romeiros, já pernoitando fora uma noite, na volta que realizam.

As romarias quaresmais são expressão de uma religiosidade popular muito arreigada no povo açoriano. Habitualmente são feitas por homens. Os Romeiros de São Miguel são, de facto, o grande movimento protagonista das Romarias Quaresmais, mas nas ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge também já há grupos de Romeiros que seguem o regulamento das Romarias de São Miguel. Nos últimos anos, à semelhança do que acontece também na maior ilha do arquipélago, grupos de mulheres organizam-se na mesma dinâmica penitencial e realizaram a sua romaria.

Scroll to Top