Roteiro dá a conhecer mais de 200 festas do Espírito Santo nos Açores e diáspora

“Mapeamento” das festas estará disponível na internet

O Governo Regional dos Açores vai lançar até ao final de agosto, nos Estados Unidos da América (EUA), um “roteiro interativo” com mais de 200 festas do Espírito Santo no arquipélago e na diáspora, foi hoje anunciado.

“Nós já temos mais de 200 festas recolhidas e informação que já está no ‘site’. Tem a ver com a história das festas, fotografias e datas (…). É um ‘site’ bilíngue que permitirá, numa perspetiva do turismo cultural e religioso, também potenciar essa manifestação autêntica da açorianidade”, afirmou à Lusa o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira.

A devoção pela terceira pessoa da santíssima trindade faz parte da história do arquipélago e é de tal forma importante que a segunda-feira da Espírito Santo foi escolhida para celebrar o Dia da Região, que este ano se assinalou a 25 de maio na ilha das Flores.

O culto pelo Espírito Santo foi trazido para os Açores pelos primeiros povoadores e mantém-se até ao presente na região ou onde quer que viva um açoriano, sendo que as celebrações apresentam diferenças de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias.

Rodrigo Oliveira adiantou que o “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores e Comunidades” fará uma mapeamento das festas existentes nos Açores e na diáspora, sendo que a apresentação oficial do projeto decorrerá durante as “grandes festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra”, nos EUA, país onde está radicada uma grande comunidade de emigrantes açorianos.

“Faz todo o sentido este gesto de homenagem e apresentar em primeira mão este roteiro nestas festas”, disse o governante, remetendo para essa altura a revelação do endereço e outros aspetos do projeto, que envolveu as direções regionais das Comunidades, da Cultura e do Turismo do Governo dos Açores.

O governante açoriano referiu que este é um “processo dinâmico e em construção permanente” e que a página na internet contará com um motor de busca, mais de 30 artigos científicos e onde se poderá ouvir também o hino do Espírito Santo e ver partituras para filarmónicas e coros associadas a esta temática.

Entre as mais de 200 festas identificadas no roteiro estão locais como os Açores, Portugal continental, Canadá, EUA, Brasil, Bermuda e Havai.

“Será um portal o mais abrangente possível, que não se quer limitado temporalmente, nem fechado, mas essencialmente uma ponte de diálogo entre as nossas festas de cariz popular aqui nos Açores e na diáspora”, referiu Rodrigo Oliveira.

As celebrações do Espírito Santo nos Açores iniciam-se após a Páscoa e prolongam-se até ao oitavo domingo seguinte, o da Trindade, mas chegam a decorrer até ao verão, por causa do regresso de muitos emigrantes e constituem um dos festejos com maior expressão no arquipélago.

O Espírito Santo nos Açores assume a forma de império e tem várias insígnias: coroa,  cetro e bandeira, todos eles com pombas representadas.

 

CR/Lusa

Scroll to Top