Festas animam o fim de semana e reunem milhares de graciosenses residentes na ilha branca e na diáspora

A ilha Graciosa celebra a maior festa religiosa do ano, o Senhor Santo Cristo, que decorre entre 7 e 15 de agosto, reunindo locais e forasteiros e, sobretudo emigrantes que regressam nesta altura do ano. A festa é presidida pelo reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, Pe. Marco Martinho e desenrola-se em vários ´palcos` de Santa Cruz.

O ponto alto das festividades religiosas acontece este sábado e domingo, dia 11 de agosto, mas há todo o programa social e cultural que anima a ilha durante estes dias de verão. A começar pelo lançamento da segunda edição da obra Tradições Musicais da ilha Graciosa, da autoria do Pe. Norberto da Cunha Pacheco, que se realizou na passada quinta feira, reunindo dezenas de pessoas no pavilhão Multiusos de Santa Cruz da Graciosa.

Do ponto de vista religioso, os graciosenses tiveram oportunidade de participar no tríduo preparatório da festa entre 7 e 9 de agosto, com as eucaristias pregadas pelo Pe. Carlos Espírito Santo, na Igreja da Misericórdia.

Esta tarde e amanhã decorrem as principais solenidades com duas procissões e duas eucaristias, presididas pelo pregador das festas.

Esta tarde às 15h30 a Procissão é acompanhada pela Filarmónica Recreio dos Artistas, seguida de Eucaristia Solene, presidida pelo Padre Marco Martinho. Amanhã, dia principal da festa, às16:30 haverá a Solene Concelebração, presidida pelo Padre Marco Martinho; às 18:00 realiza-se o Desfile de Filarmónicas, no Largo de Santo António, com a participação das filarmónicas Sociedade Filarmónica União Praiense, Filarmónica União Popular Luzense, Filarmónica União Progresso de Guadalupe e Filarmónica Recreio dos Artistas. Estas filarmónicas incorporam-se depois na tradicional procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Como sempre, o Festival do Peixe Seco, com degustação, e a habitual animação de quinta-feira na Praça Fontes Pereira de Melo anteciparam o arranque das Festividades em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres que prosseguem com o Festival Ilha Branca que leva à ilha vários grupos e animação musical com Dj´s.