Ermida do Santo Cristo da Caldeira é santuário diocesano há 30 anos

A Diocese de Angra apresentou a candidatura do Santuário da Caldeira de Santo Cristo, situado na ilha de São Jorge, à iniciativa 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Património Turístico Religioso
Implantado na Fajã de Santo Cristo, Reserva da Biofesra, o santuário destaca-se pela sua ermida de cantaria basáltica, construída entre 1832 e 1835, cuja “arquitetura simples respeita a envolvência natural” pode ler-se no processo de candidatura. Inserido na Caldeira de Santo Cristo, o local possui acesso maioritariamente pedonal e é habitado por apenas uma dezena de pessoas, reforçando o seu caráter singular e contemplativo. Em 1996, a sua relevância espiritual levou à elevação a santuário.
A candidatura sublinha também o profundo “valor histórico e simbólico” do espaço, associado à tradição do achado da imagem do Senhor Santo Cristo. Segundo a lenda, a imagem teria sido encontrada na fajã e, mesmo após ser retirada por um pastor, regressava sempre ao mesmo local, levando à decisão de ali permanecer. Desde então, a união entre terra, mar e lagoa transformou-se numa expressão viva de fé e devoção.
Para a Diocese de Angra, esta candidatura pretende dar maior visibilidade ao património religioso açoriano, destacando um local onde a simplicidade arquitetónica contrasta com a intensidade da vivência espiritual. O santuário é hoje um importante ponto de peregrinação, atraindo fiéis e visitantes que procuram um encontro entre natureza e religiosidade. No ano passado, quando a Igreja celebrou o seu jubileu da esperança, a diocese realizou lá um dos seus momentos mais altos durante o tempo do jubileu com a Aldeia da Esperança, que juntou 300 jovens de todas as ilhas dos açores numa verdadeira manifestação de fé e espiritualidade.
A iniciativa 7 Maravilhas de Portugal visa reconhecer e promover os locais mais emblemáticos do país, cabendo agora ao público contribuir, através da votação, para destacar este símbolo único da ilha de São Jorge no panorama nacional.
Também a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, com o apoio da ouvidoria candidatou o Santuário de Nossa Senhora da Paz.