Bispo de Angra presidiu à abertura da IV Jornada diocesana de Comunicação “Comunicar periferias, verdade e esperança”, que se realiza em Ponta Delgada

O bispo de Angra, que presidiu esta manhã à abertura da IV Jornada Diocesana de Comunicação, em Ponta Delgada, afirmou que a verdade “ é fundamental na comunicação social para que seja  humanizadora”.

“A verdade vai para além de um simples conceito ; é sempre uma relação e por isso é a libertação da falsidade” disse o prelado sublinhando que o “jornalista não realiza uma profissão mas uma verdadeira missão: no meio do frenesim das notícias,  no centro da noticia estão as pessoas, e informar é formar e lidar com a vida das pessoas”.

“ A precisão das fontes e a custódia da informação são verdadeiros processos de produção do bem que geram confiança e que abrem a porta à relação” disse ainda o bispo de Angra.

“Dada a relevância da Comunicação Social na sociedade actual e o seu papel imprescindível na edificação de uma democracia autêntica, é salutar a reflexão permanente acerca dos desafios que lhe são colocados para salvaguardar a dignidade humana e o bem comum” frisou D. João Lavrador.

“É no contexto da dignidade humana e do bem comum que temos de sublinhar a oportuna e urgente reflexão da exigência da verdade, da prioridade a dar às periferias e de motivar para a esperança. São interpelações que parecem ir em contra corrente”, afirmou.

O prelado lembrou, ainda que há um ” desprezo ou abandono do caminho da verdade na cultura actual”, facto que fragiliza as pessoas, e sobretudo as periferias.

“A verdade é fundamental na comunicação social para que seja autenticamente libertadora e humanizadora”, acentuou.

No arranque da Jornada de Comunicação, esta sexta feira, em que se discute como “Comunicar periferias, verdade e esperança” o prelado apelou a uma discussão “profunda” sobre a comunicação, sobretudo a comunicação da Igreja.

A IV Jornada reúne professores universitários, jornalistas e responsáveis pela comunicação da Igreja, seja do ponto de vista institucional seja do ponto de vista social.

 

IV Jornada Da Comunicação Social Da Igreja. Pio XII 26-10-2018

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank