Encontro decorrerá em Fátima entre 31 de agosto a 3 de setembro

O Padre, Irmão e Pastor é o tema do  VIII Simpósio do Clero  que se realizará entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro no Centro Paulo VI, em Fátima, informou o Sítio Igreja Açores esta quarta feira o Serviço Diocesano para a Pastoral das Vocações e Ministérios.

Trata-se de um encontro nacional, organizado pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, que terá por base  o Decreto conciliar Presbyterorum Ordinis sobre “O Ministério e a Vida dos Sacerdotes”,  que celebra 50 anos, o “Ano da Vida Consagrada” e a figura “ímpar” do Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires, com os seus escritos e a sua vida.

Este encontro anual constitui “um momento de encontro, de ajuda mútua na formação permanente, de oração em comum, de convívio e intercâmbio de experiências pastorais entre Presbíteros de todas as Dioceses portuguesas”, dizem os organizadores numa nota enviada a todas as dioceses.

Com a colaboração específica de Religiosos, Presbíteros e Cristãos leigos na abordagem dos variados temas, “todo o Simpósio será um itinerário teologal de reflexão e concretização pastoral: 1. Presbíteros: (identidade e missão) do Concílio à atualidade; 2. Pastores: caridade e santidade; 3. A beleza da consagração; 4. O Padre e o entusiasmo na evangelização”, referem, ainda, os organizadores.

O Simpósio tem vários painéis onde participarão entre outros, D. António Francisco dos Santos (Bispo do Porto); Adriano Moreira (professor Universitário); Fátima Campos Ferreira (jornalista); Pedro Mexia (jornalista/Escritor); Henrique Leitão (cientista);  Lídia Jorge (escritora), o Reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas e Luciano Manicardi, monge do Mosteiro de Bose, entre muitos outros.

As inscrições na diocese de Angra devem ser feitas até ao dia 15 de julho, junto do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Vocacional, no Seminário Episcopal de Angra.