Três sacerdotes mudam de paróquia em simultâneo na cidade de Angra

Padres tomam posse este sábado

Amanhã, três paróquias da cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, vão ter novos párocos na sequência das nomeações sacerdotais feitas pelo Bispo de Angra no dia 31 de julho.

Este ano dá-se a circunstância das entradas em três paróquias da cidade de Angra do Heroísmo serem feitas em simultâneo em São Bento, Santa Luzia e Sé.

A tomada de posse dos novos responsáveis paroquiais nestas comunidades angrenses, que será presidida pelo Vigário Geral, Pe Hélder Fonseca Mendes, que procederá à leitura do texto da nomeação seguindo-se a profissão de fé e o juramento de fidelidade ao oficio recebido, está agenda para as 18,19 e 20h00.

Em São Bento tomará posse o Pe Jaime da Silveira e, em Santa Lúzia, ficará o Pe Jorge Mendonça. Para a Sé entrará o atual pároco da Terra Chã, Pe Ricardo Henriques, que será a partir de setembro, Vice reitor do Seminário Episcopal de Angra e o Diretor do Serviço Diocesano para a pastoral das Comunicações Sociais da Igreja.

Esta paróquia (Terra Chã) limítrofe da cidade de Angra vai ter a servi-la os padres João Carlos Freitas da Costa (moderador), Tomás Afonso Dias Brito e Francisco Xavier Silva Bettencourt, nomeados in solidum  para as paróquias de Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, S. Mateus e Posto Santo.

Ainda na paróquia da Sé, tomará posse o novo “mestre de cerimónias”, o Pe Duarte Gonçalves da Rosa, que já era Mestre de Capela da Catedral. Até agora esta tarefa estava entregue ao Pe Marco Gomes, que foi colocado em São Miguel, na paróquia da Fajã de Cima.

Refira-se como curiosidade que a Sé de Angra passa a ser uma das poucas catedrais do país a ter um mestre de cerimonial específico, a par , entre outras de Lisboa , Bragança e Coimbra.

Até ao dia 15 de setembro, todos os sacerdotes “em trânsito” devem tomar posse nas suas novas paróquias de acordo com as nomeações do Bispo de Angra.

A Diocese conta a partir deste ano com mais dois novos sacerdotes, ordenados em julho e agosto deste ano. Bruno Espínola, natural da Graciosa, vai servir a comunidade das Feteiras, em São Miguel e Ruben Pacheco partirá para a ilha de São Jorge.

Scroll to Top