Uma Igreja Missionária e Integradora

Pelo Padre João Pires*

Uma das virtudes fundamentais para o cristão é a “misericórdia”. A misericórdia é a pedra de toque de uma verdadeira Igreja Missionária e Integradora.

O conselho de Jesus foi muito claro: ”sejam misericordiosos como o vosso Pai do céu é misericordioso”. A Bíblia, já no antigo testamento, havia dado esta recomendação: “sejam perfeitos, como o vosso Deus é perfeito”. A nossa perfeição, portanto, consiste em sermos misericordiosos. É o que nos faz parecidos com Deus. Mas o que significa exactamente isso? Misericordioso seria apenas perdoar aqueles que nos ofendem? Não. É um pouco mais. Esta palavra, em latim, vem da expressão Misercordis, ou seja, coração de pobre. É uma das bem-aventuranças: “Felizes os que têm um coração de pobre”. Apesar disso existe também a bem-aventurança: “Felizes os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia”.

O Antigo Testamento, ao falar de misericórdia, não usa a palavra “coração”, mas útero. O misericordioso é aquele que tem espaço interior para acolher a vida, as pessoas. Deus tem materna misericórdia. Fomos gerados em seu divino “útero”. Ou seja, ser misericordioso como Deus é ter espaço no coração para os irmãos. É promover a vida!

Maria é exemplo de misericórdia. Ela teve ouvidos para ouvir a proposta do anjo Gabriel. Teve espaço interior para acolher o Filho de Deus no seu útero. Esteve atenta às necessidades de sua prima Isabel. Ouviu. Serviu. Esqueceu-se de si mesma. E nas bodas de Caná? Enquanto todos comiam e bebiam, o olhar atento da mulher misericordiosa percebeu que havia um problema. A sua misericórdia a levou a falar com o seu Filho. A sua misericórdia é sinónimo de sensibilidade, de atenção, de zelo.

A Bíblia diz que “Maria ouvia todas as coisas e as conservava em seu coração”. Ela nos ensina que não basta ouvir. É preciso escutar”, ou seja, acolher a palavra no coração. Quando escutamos a Palavra de Deus, podemos simplesmente ouvir. Mas aquele que tem um coração aberto, disponível e solidário conserva esta palavra no seu interior como uma semente que depois cresce até dar muito fruto. Os misericordiosos têm “útero” para gerar Deus no seu interior. A “Palavra” se faz “Carne”.

Quando pensamos em pessoas como madre Teresa de Calcutá, logo pensamos: “Aí está um exemplo de misericórdia”. Sim, ela praticou as tradicionais obras de misericórdia de modo exemplar: deu de comer a quem tinha fome, vestiu os nus, consolou os aflitos, ajudou muitos a morrer com dignidade. Mas para isso foi necessário que seu coração tivesse espaço para estas pessoas excluídas da sociedade.

Que esta novena de 2022 constitua uma verdadeira “janela” de evangelização para todos os peregrinos. Que aqui cheguemos para louvar o Senhor Nosso Deus, pela intercessão de Maria, e que daqui partamos com a missão de amar o irmão, de construir o Reino de Deus, de construir um mundo mais justo e fraterno.

Queridos peregrinos, por fim, penso também importante realçar as seguintes informações. De 02 de Setembro a 13 de Setembro, o horário do Santuário será o seguinte: abertura às 08H00, e encerramento pelas 24H00; do dia 9 de Setembro para o dia 10 e do dia 10 de Setembro para o dia 11 o Santuário não encerra; todos os dias haverá serviço de confissões das 18h00 às 20h00; os peregrinos que se deslocam a pé façam-no com segurança e cuidados de saúde (calçado adequado, hidratação, condições meteorológicas, etc…), e com equipamentos que facilitem a sua visibilidade por condutores (o colecto reflector será um bom auxiliar); pede-se aos peregrinos que tenham em atenção a conservação e limpeza do meio ambiente, um peregrino também deve testemunhar o respeito para com a natureza; aos condutores pede-se atenção redobrada nestes dias em que muitos milhares de peregrinos percorrem nos caminhos que levam à Serreta; na Sexta, dia 9 de Setembro, das 19h00 às 01h00 haverá fecho parcial de trânsito (sentido único) e no Sábado, dia 10 de Setembro, (18H00/02H00) e no Domingo, dia 11 de Setembro, (14H00/20H00 e das 21h00 às 01h00) o trânsito não será permitido no caminho principal junto ao Santuário, daí que as pessoas com mais dificuldades de locomoção, desejando ir ao Santuário, o devem fazer com alguma antecedência.

*O padre João Pires é Reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, ilha Terceira

 

Scroll to Top