Vila das Lajes das Flores celebra Padroeira

Festa realiza-se este fim de semana e vai ser presidida pelo Vigário geral da Diocese

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da vila florentina das Lajes, a ponta mais ocidental da Europa, decorre este fim de semana, com a presença do Vigário Geral da Diocese, Pe Hélder Fonseca Mendes, justamente uma semana depois de terem começado as celebrações jubilares dos 500 anos da paróquia.

Além da Missa solene e da procissão que se realizam no domingo, a festa começou com um tríduo preparatório, pregado pelo responsável diocesano, sob o tema “Reavivar a fé recebida”.

A paróquia da Matriz das Lajes é uma das 10 paróquias que integram a ouvidoria das Flores, uma ilha que é governada do ponto de vista eclesial com dois sacerdotes in solidum, os padres Davide Barcelos e Ruben Sousa, ambos com residência em Santa Cruz.

A atual igreja Matriz foi construída entre 1763 e 1783, com o fim de substituir a antiga Matriz, cujo chão deu origem ao atual cemitério.

Foi reconstruída em meados do século XIX e, em Dezembro de 1880, trabalhava-se ainda na cantaria para o arco da capela.

Em 1883 procedeu-se ao assentamento do retábulo principal, executado sob a direção do artista lisboeta Manuel d’ Oliveira. O seu primeiro douramento, sobre gesso, foi executado pelo brasileiro J. Nunes Sobrinho, em 1885.

Foi reabilitada  entre 1907 e 1910, e beneficiou de obras de restauro entre 1953-1954. Em 1964 tiveram lugar diversas obras e em 1968 procedeu-se à pintura dos altares, teto e ambão.

 

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário realiza-se de hoje até domingo, sendo que amanhã á noite haverá a habitual procissão de velas.

Scroll to Top