Encontro de sacerdotes de várias ilhas tem lugar no Santuário do Senhor Bom Jesus

Está a realizar-se desde segunda,  até sexta-feira, o terceiro turno do retiro do Clero da Diocese de Angra de 2017, orientado por D. João Lavrador, envolvendo 16 sacerdotes das ilhas do Pico, Faial, Graciosa, terceira e São Miguel.

O encontro de sacerdotes decorre no Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus do Pico,  sob o tema: Sacerdotes configurados em Cristo e servidores do evangelho.

Este ano o primeiro turno decorreu em Angra, seguindo-se o de Ponta Delgada.

O retiro anual do Clero, além de ser uma obrigação canónica, é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com o  seu prelado diocesano.

Para fazer um retiro é necessário que haja “disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral”.

Para além destes retiros organizados na diocese há sacerdotes que, habitualmente, participam noutros retiros do clero nomeadamente os promovidos pela Associação dos Padres do Prado, cujo responsável em Portugal é o Pe Cipriano Pacheco.