Curso mobilizou 7 das 11 paróquias da ilha

O Serviço Diocesano de Catequese, Evangelização e Missões, juntamente com a ouvidoria das Flores, acaba de realizar um Curso de Iniciação de Catequistas, que contou com 32 participantes.

A formação, orientada pelos padres Jacob Vasconcelos (responsável diocesano do Serviço) e Nuno Fidalgo (o mais jovem sacerdote diocesano, ordenado este verão), seguiu o esquema habitual envolvendo sete das 11 paróquias da ilha: Ponta Delgada, Santa Cruz, Lomba, Fazenda , Lajes, Fajãzinha  e Fajã grande.

Como Catequisa Jesus e o que diz a Igreja acerca da catequese; O que anunciar: a Bíblia e o Acolhimento e a Oração; O Catecismo da Igreja Católica; O Itinerário Catequético; Apresentação de uma catequese prática e apreciação da mesma e A identidade dos destinatários da catequese (Psicologia da Infância e adolescência) foram os temas propostos nos vários dias.

Este Curso que já foi ministrado noutras ouvidorias da diocese de Angra destina-se a todos os que estão a iniciar a sua missão de catequistas nas comunidades, aos catequistas que ainda não fizeram o Curso de Iniciação, assim como a todos aqueles que tendo já realizado a formação inicial queiram aproveitar a oportunidade de rever as questões essenciais para a preparação e realização da catequese.

O curso terminou como sempre com o envio dos catequistas para a sua missão.

Este foi o primeiro de cinco cursos de iniciação que o Serviço tem programado para este ano para além do curso geral que irá ocorrer na Terceira e em São Jorge entre Janeiro e Março (primeiro ano do curso ).