Centenário das aparições de Nossa Senhora inspira programa pastoral da Diocese de Angra centrado nas questões sociais

Programa recorda afirmação de Maria de Nazaré nas Bodas de Caná “Fazei o que ele vos disser” (Jo.2,5)

O bispo de Angra quer a diocese sintonizada com as celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da iria, que se assinalam em 2017 mas, simultaneamente, focada nas questões sociais, no próximo ano pastoral.

O programa com as orientações diocesanas da diocese insular, que será apresentado numa sessão formativa a todo o clero açoriano a 12, 13 e 14 de setembro, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, respetivamente, tem como lema inspirador a frase de Maria de Nazaré nas Bodas de Caná “Fazei o que Ele vos disser”.

A escolha deste episódio, narrado no Evangelho de João tem, para D. João Lavrador, um duplo sentido:  por um lado, a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima à qual a diocese “terá de se associar e participar” até pela sua “devoção invulgar pela Santissima Virgem Maria” e por outro, a necessidade de responder a esta interpelação com vigor, olhando para os mais vulneráveis.

“Este apelo vindo da Mãe de Jesus força-nos a estar atentos, vigilantes e corresponsáveis pela sorte dos nossos irmãos que padecem alguma provação, nomeadamente os pobres e os excluídos da sociedade” sublinha o prelado na nota introdutória do Programa Pastoral Diocesano 2016/2017.

O bispo de Angra lembra, de resto, que as questões sociais devem merecer uma atenção pastoral especial até porque foi nesse sentido que surgiram as “recomendações” quer do Conselho Presbiteral quer do Conselho Pastoral Diocesano.

“Também neste mandato de Nossa Senhora vemos o compromisso evangélico, por exigência de Jesus Cristo, em nos colocarmos ao serviço das periferias existenciais, sejam elas económicas, culturais, sociais ou religiosas” refere o prelado destacando que se trata de um documento para “promover a unidade e comunhão entre todos os diocesanos corresponsabilizando toda a gente na missão da igreja ao serviço do Mundo”.

Na nota introdutória deste documento, coordenado pelo Vigário Geral, Cónego Hélder Fonseca Mendes, com 44 páginas, D. João Lavrador apela “à promoção da comunhão e da corresponsabilidade de todos os cristãos”, para estabelecerem como prioridade a Pastoral Social, “sem descuidar a família como núcleo onde se refletem os problemas e para onde devem convergir as respostas pastorais” e mantendo sempre uma “capacidade evangelizador da Piedade Popular”.

Por outro lado, realça a necessidade de se desenvolver “uma atenção privilegiada ao clero e à pastoral das vocações”, através da realização de ações de formação, recoleções, retiros, jornadas de teologia e outras ações de formação, e a uma “maior corresponsabilidade dos leigos”. O bispo de Angra denota, ainda, “uma perspetiva descentralizadora” das diversas atividades diocesanas de modo a favorecer a participação do maior número possível de diocesanos nas ações programadas.

Por fim o prelado apela a que todos se apliquem na execução deste programa para “crescerem como discípulos” e assim poderem responder às “exigências da evangelização do mundo de hoje que exige esta presença, diálogo e compromisso.

Além desta nota introdutória do prelado, o Programa Pastoral Diocesano 2016/2017 contém um enquadramento feito pelo Vigário Geral seguindo-se depois dois capítulos sendo que o primeiro é dedicado à Piedade Popular e o segundo à Pastoral Social. O programa elenca, ainda, um conjunto de várias “áreas a privilegiar” a nível diocesano e paroquial sobretudo nas áreas da pastoral familiar e social.

Nas páginas finais apresenta o calendário das actividades diocesanas; outro calendário com as festas da piedade popular açoriana ao longo de todo o ano pastoral; os contactos das obras de ação sócio-caritativa da diocese de Angra; os comunicados dos dois conselhos Presbiteral e Pastoral Diocesano e duas orações uma pela igreja diocesana e outra pelo Centenário de Fátima.

Scroll to Top