Serviço Diocesano da Pastoral Escolar apostado no reforço das matrículas em EMRC no secundário

Cobertura da disciplina de Educação Moral no arquipélago ultrapassa os 60% dos alunos matriculados nos três primeiros ciclos

O Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar quer reforçar o número de matrículas na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no ensino secundário, disse ao Sítio Igreja Açores o delegado diocesano para São Miguel, Bento Aguiar.

Numa entrevista ao programa de Rádio Igreja Açores, que pode ouvir no domingo no Rádio Clube de Angra e Antena 1 Açores, a partir do meio dia, o professor de EMRC lembra também que há outros desafios na abertura deste ano letivo.

“Queremos consolidar a oferta da disciplina no primeiro ciclo em todas as escolas dos Açores; que a disciplina entre nos colégios privados e nas escolas com contrato de associação, que já começam a surgir no arquipélago e retomar o nível e ritmo de participação dos alunos do secundário que tem vindo a diminuir de uma forma significativa”, referiu.

“Seria muito bom que a Moral no ensino secundário merecesse outro empenho quer dos alunos quer dos pais” precisou o docente que já tutela este serviço há algum tempo na ilha, embora o diretor diocesano seja o sacerdote, Cónego Adriano Borges.

Este ano estão colocados 66 professores, 23 dos quais são já do quadro da Secretaria Regional da Educação, e praticamente todas as ilhas voltam a oferecer a disciplina à exceção do Corvo.

“Oficialmente não temos professores destacados para esta ilha; temos uma cobertura total ao nível do primeiro, segundo e terceiros ciclos e queremos aprofundar o secundário”, adiantou ainda Bento Aguiar.

“As expetativas são as melhores e são fundadas no trabalho  desenvolvido no secretariado diocesano e, por isso, estamos prontos para mais um ano letivo”.

Embora ainda não existam números concretos- “só lá para o final de outubro”-  o serviço estima que os Açores estarão com uma taxa de cobertura de EMRC acima dos 60% das matrículas dos alunos do ensino regular, do primeiro ao terceiro ciclos.

“Pensamos a avaliar pelo ano letivo passado que teremos mais de 17 mil alunos matriculados” o que “nos acrescenta responsabilidade pois temos de fazer ainda mais”.

Scroll to Top