Clero açoriano de olhos postos na formação, na juventude e nas questões sociais

43ª. Assembleia do Conselho Presbiteral reúne a partir de terça-feira em Angra

O Conselho Presbiteral, órgão eclesial de consulta do bispo diocesano, reúne a partir desta terça-feira na Casa de Retiros de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo, para a 43ª. Assembleia plenária.

O bispo diocesano quer ouvir os membros do Clero sobre a juventude , a pastoral social e a formação, temas que integram a agenda deste conselho.

Durante três dias os mais altos responsáveis da igreja, da Cúria aos vigários episcopais, ouvidores,  diretores de serviços e comissões diocesanas bem como representantes dos movimentos de apostolado, vão discutir propostas e caminhos a trilhar na diocese sobre estes dossiês.

No documento de trabalho, a que o sítio Igreja Açores teve acesso, e que já foi alvo de reflexão em cada uma das comunidades paroquiais, o bispo diocesano interpela os vários representantes com três questões para cada um dos temas, sendo que a formação ocupará grande parte do debate.

Definir “o itinerário, as estratégias, os meios e os agentes” de formação é um dos grandes objetivos do prelado que está apostado em garantir, na lógica conciliar, uma “formação espiritual e uma sólida preparação doutrinal” a todos os leigos.

Por isso, D. João Lavrador quer ouvir o seu clero sobre “que itinerário formativo se requer para a formação do povo de Deus na nossa diocese?”, que “modelo será mais adaptado para a situação real da diocese de modo a contar com a Vigararia, a Ouvidoria e a Paróquia?” e “Como sensibilizar o povo de Deus para a formação?”.

Diz o prelado que os leigos “devem receber uma formação especial  para estabelecerem  o diálogo com os outros, quer crentes quer não crentes, e comunicarem a todos a mensagem de Cristo”.

D. João Lavrador afirma, ainda no documento de trabalho, prévio à reunião, que a sociedade de hoje é atravessada “por formas de materialismo, até mesmo entre os católicos” a que convêm dar uma resposta “assente não só na doutrina católica mas no testemunho de vida evangélica contra qualquer forma de materialismo”.

O bispo de Angra quer leigos esclarecidos “nos princípios da doutrina social da Igreja” de modo a tornarem-se “aptos quer para prestarem o seu contributo ao progresso da doutrina quer para a aplicar convenientemente aos casos particulares”.

Ciente desta necessidade formativa, de leigos e também do clero, o prelado na reestruturação orgânica da diocese criou uma vigararia para a área da formação, a par de três vigararias territoriais.

Os jovens e a sua relação com a igreja e com a fé constituem outro aspeto a ter em conta nesta reunião. A diocese de Angra quer aproveitar o momento em que se prepara o Sínodo dos Bispos sobre a juventude, para também ela própria refletir sobre os seus jovens e a sua conduta em relação à igreja, de olhos postos não só nos que já integram movimentos mas sobretudo aqueles que ou já abandonaram a igreja ou pura e simplesmente não se interessam pela vida da igreja.

“Como aproveitar o Sínodo dos Bispos sobre os Jovens e Vocação para uma maior integração dos jovens na comunidade cristã?”, “Como delinear a pastoral com os jovens de modo a responder às exigências de uma autêntica pastoral com os jovens a nível diocesano?” e “Que passo dar para uma maior abertura das comunidades paroquiais à integração dos jovens na vida das paróquias” são as três questões base para a discussão.

Finalmente a questão social volta a estar presente no horizonte dos dirigentes diocesanos que há dois anos pastorais vêm dedicando especial atenção às questões sociais, particularmente no que respeita aos mais novos. A valorização da educação escolar, a promoção social e a edificação cultural “como meios essenciais para um combate eficaz à exclusão” são aspetos a ter em conta nesta reunião.

O Conselho Presbiteral é o órgão de consulta do bispo diocesano, no qual têm assento como membros natos o Vigário Geral, os Vigários Episcopais, o Vigário Judicial, o Ecónomo Diocesano, o Reitor do Seminário e os Presbíteros Diretores dos Serviços Diocesanos de Pastoral. Integram ainda este Conselho o Ouvidor de cada uma das Ouvidorias (16), 1 representante dos assistentes dos Movimentos e Obras de Apostolado, 1 representante do Cabido e do Colégio de Consultores e 1 representante dos Religiosos Presbíteros. Por designação do Bispo pode haver convidados eventuais.

O Secretariado Permanente é composto pelos padres Hélder Miranda Alexandre, Ricardo Henriques  e António Henrique Pereira.

Scroll to Top