Sacerdote foi mais um dos romeiros que integrou a 34ª Romaria do Colégio de São Francisco Xavier esta manhã em Ponta Delgada
Noventa e seis finalistas do Colégio de São Francisco Xavier em Ponta Delgada participaram na 34ª Romaria Quaresmal organizada por esta escola católica liderada pelas irmãs de São José de Cluny.
A romaria que integrou para além dos alunos a comunidade educativa- pais (alguns romeiros), professores, auxiliares e religiosas- saíu do Colégio e teve uma primeira paragem junto à ermida de Nossa Senhora do Desterro, depois na Igreja de São José e terminou na Igreja Jubilar de São miguel, a Igreja de Nossa Senhora da Esperança- Santuário do Senhor Santo Cristo, com uma Eucaristia, presidida pelo Padre Noberto Brum.
“Caminharmos faz de nós buscadores de alguém e neste caso, em concreto de Jesus, que encontramos na imagem, na Palavra, no pão e no vinho e nuns com os outros, embora às vezes não o consigamos fazer”, disse o sacerdote.
Esta romaria procura estimular junto dos mais novos, sobretudo os finalistas do Jardim de infância, primeiro e segundo ciclos, o gosto pela tradição e também o sentido de oração, mantendo viva esta realidade penitencial das romarias quaresmais.
Estes romeiros de palmo e meio têm feito a sua preparação espiritual e também de cânticos e postura durante a romaria. Há, de resto uma dinãmica habitual entre as crianças e os romeiros, pois há ranchos que rezam no colégio ou ali descansam. Para além de que muitas crianças têm familiares romeiros e estão muito familiarizados com as romarias quaresmais de São Miguel.
A Romaria terá três paragens: na capela do Colégio e nas capelas de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, depois na Igreja de São José e, finalmente, o Santo Cristo onde é celebrada a eucaristia.
As meninas vão atrás e seguem o grupo, juntando-se com as famílias no momento da Eucaristia.