
Os alunos do 3º e 4º anos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola Básica 1,2/JI das Lajes das Flores vão participar no XXIII Encontro de EMRC 1º Ciclo em Fátima, a 30 de abril, o que acontece pela primeira vez.
A iniciativa partiu do docente da disciplina padre Jorge Sousa e a proposta foi lançada na primeira reunião geral de docentes daquela unidade escolar, que recebeu a aprovação e apoio tendo sido inserida no Plano Anual de Atividades, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“É, sem dúvida, um marco histórico na nossa Diocese e do ensino na região, atendendo que é a primeira vez que alunos açorianos participam neste encontro, que reúne, todos os anos, cerca de 5000 alunos de todo o país” sublinha a nota.
O grupo florentino contará com 15 elementos e os alunos são crianças entre os 8 e os 10 anos de idade, de diversas nacionalidades e religiões cristãs, integrando católicos, cristãos ortodoxos, protestantes e judeus, com raízes de várias nacionalidades, como França, Alemanha, Israel, Ucrânia, Finlândia e Escócia.
“Como padre e como docente nesta comunidade, digo com orgulho que é bonito ver que os organismos, civis e religiosos, andam de mãos dadas. É importante nunca esquecer que os protagonistas são os alunos, os alunos que são os filhos deste concelho. E tudo o que se pode promover para o são crescimento dos mais novos, deve reunir os esforços de todos. É por eles e para eles que a escola existe e que as entidades civis se empenham em cooperar” diz o padre Jorge Sousa ao Sítio Igreja Açores.
O sacerdote, que é também professor na Escola de Santa Cruz, lamenta que os alunos da Escola Padre Maurício de Freitas, de Santa Cruz das Flores, não possam participar.
“São turmas bem maiores, o que obrigaria a uma logística ainda mais exigente, não só a nível económico, mas principalmente pela exigência de recursos humanos, ou seja, mais professores a acompanhar”.
