Equipas de Nossa Senhora celebram jubileu nos Açores

Iniciativa assinala os 60 anos de presença no arquipélago

 

O movimento Equipas de Nossa Senhora (ENS) comemora 60 anos de vida nos Açores, um Jubileu que se intitula ENS Açores, 60.º aniversário – Uma Esperança que se cumpre.  O evento começou esta quinta-feira na ilha Terceira, decorrendo de 16 a 18 de maio em S. Miguel, e conta com a presença de Equipistas da Região Açores – Setores Açores Oriental e  Açores Centro, da Região da Madeira e da Supra Região Portugal, informa uma nota do Movimento.

A comemoração no Setor Açores Centro contempla o Encontro dos Conselheiros Espirituais do movimento, com a presença dos Casais Responsáreis da Supra Região Portugal, da Região Açores e dos Setores Açores Centro e Açores Oriental e uma Eucaristia na Sé de Angra, presidida por D. Armando Esteves Domingues

No dia 16 o programa tem início em S. Miguel, com um passeio turístico-religioso-cultural, cujo itinerário contempla A Casa do Arcano, na Ribeira Grande, A Capela de Nossa Senhora das Vitórias nas Furnas e o Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Vila Franca do Campo, terminando o dia com a recitação do Terço na Igreja Jubilar da ilha, Igreja da Esperança – Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

No dia 17 de maio, o evento decorre na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada, com uma exposição e memória fotográfica, duas conferências, testemunhos e uma breve história do movimento.

A primeira conferência intitulada “Doação mútua autoestrada para a Santidade” será proferida por Masu Fuentes e Xosé Manuel Prieto, Professor Universitário, que dirige desde 2013 a direção do Centro de Apoio à Família “Edith Stein” de Orense, do Instituto da Família e do Instituto Internacional de Apoio, onde presta assistência pessoal, assim como formação de outras pessoas nesta disciplina, tendo sido oradores no Encontro Internacional das ENS, em Turim (2024). A segunda conferência – A arte de se deixar amar, será proferida por D. Armando, do bispo de Angra. No decorrer da tarde haverá três momentos musicais, sendo o primeiro um cântico, pelos Romeiros de S. José, o segundo, piano, a cargo de Tiago Sousa e por último um momento de guitarra portuguesa e guitarra clássica com Rafael Fraga e Alfredo Almeida, terminado o dia com uma confraternização entre Equipistas e participantes.

No dia 18, o programa encerra com uma eucaristia, presidida por D. Armando, bispo de Angra, na Igreja de S. José.

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal, nascido em França, em 1938, fundado pelo padre Henri Caffarel, cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob a sua proteção.

 

 

Scroll to Top