Diocese mobiliza os jovens em celebrações de envio para a “Aldeia da Esperança”

A Diocese de Angra está a dinamizar celebrações de envio para a ‘Aldeia da Esperança’, nas diversas ilhas dos Açores, a poucos dias do Jubileu diocesano dos Jovens, que se realiza de 21 a 25 de julho, na Fajã da Caldeira de Santo Cristo (São Jorge).

“A importância desta celebração é marcar um início próximo da abertura oficial da ‘Aldeia’, que ocorrerá no dia 21 de julho. Pretende-se um momento de oração por todos os que vão participar, para que tenham coração aberto e saibam ‘ver’ o nosso Deus na envolvência da sua criação”, disse hoje a coordenadora do Serviço diocesano da Juventude de Angra, em declarações à Agência Ecclesia.

A proposta de celebração de envio foi feita aos responsáveis das ouvidorias (conjunto de paróquias) da Diocese de Angra e cada uma adapta à sua realidade.

A ‘Aldeia da Esperança’, com o tema ‘Jovem, anda p’ra cá’, conta com 219 jovens inscritos, tem 43 jovens voluntários, e não há participantes de duas das nove ilhas do arquipélago açoriano: “Só Graciosa e Corvo não têm jovens fisicamente”, salienta a coordenadora do Serviço da Juventude.

“São vários os desafios que a nossa realidade pastoral enfrenta, no entanto a disponibilidade dos jovens e a dimensão dos compromissos que hoje têm faz muitas vezes que não se permitam a ter algum tempo para si e para se ‘ouvir’. É um problema transversal a todas as ilhas, diria que a todos nós”, referiu Gisela Baptista.

“Esperamos e o que queremos é que todos saibam que o Serviço Diocesano à Juventude estará sempre de braços abertos para acolher todos, não deixando nenhuma das ilhas para trás, por isso também as orações serão pelos jovens participantes na aldeia e por todos da nossa Diocese.”

O bispo de Angra foi o primeiro a inscrever-se na ‘Aldeia da Esperança’, no dia 15 de dezembro de 2024, na apresentação desta atividade, e vai ficar alojado na residência paroquial na Fajã do Santo Cristo.

“D. Armando participará na semana toda, a sua presença próxima e permanente é sem dúvida um ‘colo’ de conforto. É os jovens a sentir que a Igreja e o nosso Pastor está efetivamente connosco, e no meio de nós. É perceber que a Igreja está em saída e não meramente fechada em portas. É sentir que os Jovens importam e a presença de Dom Armando revela-nos tudo isso. É uma graça ter um Bispo tão ‘Jovem’ e próximo”, salientou Gisela Baptista.

O Jubileu diocesano Jovem de Angra vai realizar-se, em regime de acampamento, na Caldeira da Fajã de Santo Cristo, na Ilha de São Jorge, que é Reserva da Biosfera e o Governo Regional declarou a ‘Aldeia da Esperança’ uma iniciativa de interesse público.

“O compromisso a assumir é os jovens terem a consciência do seu ‘eu’, da relação com o outro e com a natureza, e que naturalmente todas estas relações têm presente a relação com Deus, o próprio criador”, acrescentou a coordenadora do Serviço da Juventude de Angra.

O programa – durante o dia, com trilhos, várias oficinas, atividades de campo, do cuidado da natureza ao cuidado do outro, e à noite concertos e projeção de filmes ao ar livre -, tem eis propostas: ‘Espiritualidade e Contemplação; Sustentabilidade e Ecologia Integral; Educação Ambiental; Comunidade e Solidariedade; Relação com a Natureza; Acolhimento e Turismo Religioso’.

“Do programa destacamos o percurso dos trilhos, em que os jovens terão disponíveis nos seus telemóveis, vários materiais (textos, áudios, etc), que ajudarão a promover o encontro nestas relações (eu, nós, natureza e Deus). O filme será surpresa, haverá também uma vigília especial, serão vários os momentos que permitirão o Encontro”, refere a responsável pelo Serviço da Juventude de Angra.

Esta iniciativa diocesana tem um hino – ‘Somos a semente do Céu’ – e também tem um ‘kit do peregrino’, constituído por uma mochila, com t-shirt, um boné e um copo -, e cada jovem terá acesso ainda a “uma panóplia de conteúdos”, que vão ser aconselhados a descarregar para telemóvel – “porque na caldeira não têm acesso à internet” – que os vão ajudar “a viver esta semana de uma forma única e especial”.

A ‘Aldeia da Esperança’ da juventude da Diocese de Angra realiza-se entre 21 e 25 de julho, na semana anterior ao Jubileu dos Jovens do Ano Santo 2025, o Jubileu da Esperança, que decorre de 28 de julho a 3 de agosto, em Roma.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top