120 toneladas de alimentos chegaram dia 14 de agosto a Gaza

O Fundo de Emergência do Patriarcado Latino de Jerusalém, que ajuda a população cristã da Terra Santa, conseguiu colocar 120 toneladas de alimentos na Faixa de Gaza na véspera do dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria ao Céu, com a ajuda da Associação dos Amigos da Terra Santa dos Açores.
O donativo feito já este mês de agosto, no valor de 6 mil euros, junta-se a um outro feito na Quaresma de 8 mil euros, o que significa “uma grande generosidade dos nossos benfeitores” refere o padre Jacinto Bento, cónego da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém e presbítero da diocese de Angra.
“Esta boa notícia foi-me comunicada ontem de manhã (dia 16 de agosto) por D. William Shomali, Bispo Auxiliar e Vigário-Geral, que me confirmou o precioso auxílio já concretizado para tantas pessoas que sofrem em Gaza, em especial as crianças” disse ao sítio Igreja Açores o padre açoriano que é também guia português acreditado junto do Patriarcado Latino.
“Caro Padre Bento, uno a minha voz à do Patriarca (cardeal D. Pierbattista Pizzaballa) para agradecer esta nova e generosa doação. Que o Senhor abençoe os benfeitores. Conseguimos fazer chegar 120 toneladas de alimentos a Gaza precisamente na véspera da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Que bela coincidência!” refere o Vigário-geral , bispo auxiliar do Patriarcado Latino na missiva que escreveu à Associação dos Amigos da Terra santa dos Açores a sinalizar a entrega do donativo.
Desde 2017, data da fundação desta associação nos Açores, que anualmente se procede à transferência de donativos. Geralmente os associados são instados a pagar a sua quota por altura da festa das “Cinco Chagas”, e é o valor dessas quotas e de outros donativos que constrói a ajuda. Mas os donativos podem ser feitos por qualquer pessoa para a conta da Associação- PT50 0059 0001 2198 5800 0056 9- que depois transfere para este Fundo de Emergência Humanitário, que é gerido diretamente pelo Patriarca Latino.
“Inicialmente esta verba ia sobretudo para a educação, mas hoje com tantas necessidades julgo que qualquer apoio é canalizado para bens de primeiríssima necessidade” refere ainda o sacerdote açoriano da ilha Terceira, onde é pároco em São Pedro de Angra.
Em Gaza existem duas igrejas cristãs: a igreja da Sagrada família onde estão cerca de 200 cristãos católicos e a igreja de São Porfírio, ligada à Igreja Grega Ortodoxa, que terá menos de 500.
“Como sabe, devido à guerra as comunidades cristãs estão a ficar cada vez mais reduzidas e estão privadas do seu principal sustento que é o turismo” salienta.
“Diante da ameaça permanente os cristãos saem e procuram outros lugares. A Igreja não pode ser feita apenas de pedras; são precisas pedras vivas e as que permanecem têm de ser ajudadas” refere o Cónego Jacinto Bento.
“Parece-me que a comunidade internacional, e as igrejas, incluindo a católica, deviam fazer mais alguma coisa. Sabemos que é um problema muito complexo, há muitas dificuldades em fazer chegar a ajuda humanitária , mas vermos pessoas inocentes a morrer, até quando vão à procura de comida, é intolerável” refere quando questionado sobre como acompanha a situação nesta zona do globo.
“Fico muito emocionado e constrangido e por vezes até desvio o olhar. É impressionante ver o que se está a passar, quer como cristão, como padre, e como cónego do Santo Sepulcro” refere ainda.
Este ano, o sacerdote açoriano participou nas celebrações da Terra Santa durante a Semana Santa e a Páscoa. Hoje, olhando para o que vivenciou sublinha que a paz é possível mas tem de “haver lideranças fortes e moderadas”.
“Vi algum extremismo de judeus e imagino que também existam muitos extremismos entre os palestinianos. Se calhar, ambos os lados, precisavam de lideranças mais fortes e moderadas”, refere.
O Patriarcado Latino de Jerusalém é uma diocese da Igreja Católica cujo território inclui o Chipre, a Jordânia, Israel e Palestina, que desde 2020 tem como Patriarca D. Pierbattista Pizzaballa e tem como sede a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.