Legionários açorianos participam na Peregrinação Nacional Jubilar da Legião de Maria a Fátima

Movimento participa anualmente nesta peregrinação nacional, que este ano celebra o Jubileu da Esperança

Foto: Igreja Açores (Arquivo)

Trinta açorianos do Movimento da Legião de Maria participam este fim de semana na Peregrinação Nacional Jubilar da Legião de Maria a Fátima, incluindo o diretor espiritual, padre Maximino Medeiros.

“Estivemos na porta da Sé do Porto, depois seguimos para o Sameiro e Bom Jesus, em Braga, e ontem chegámos a Fátima”, contou Isabel Medeiros, responsável pelo Movimento na Diocese de Angra. Do grupo fazem parte três legionários da ilha do Faial, que se juntaram a outros sete participantes vindos apenas para a peregrinação nacional.

O programa inclui momentos de oração e reflexão, como a recitação do terço, a via-sacra nos Valinhos e a procissão de velas. Amanhã, às 1400 horas, terá lugar a peregrinação anual, com o tema “Ó Maria, Juntos nos Caminhos da Missão”, presidida pelo bispo de Lamego, D. António Couto.

“A peregrinação é um tempo de evangelização, mas sobretudo de vivência fraterna e de descoberta em grupo do verdadeiro sentido da missão”, sublinhou Isabel Medeiros.

A Legião de Maria é um movimento internacional da Igreja Católica constituído por leigos e leigas que tem como vocação a Missão Evangelizadora no Mundo. Nasceu em Dublin na Irlanda, em 1921,  véspera da Natividade de Nossa Senhora e espalhou-se pelo mundo inteiro. A Legião de Maria está aberta a todos os católicos que pratiquem a religião, e que tenham o desejo de exercer o seu apostolado na Igreja e, através dele levar Maria ao mundo.

Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias principais: Ativos e Auxiliares. Os últimos se comprometem a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria. Já os membros ativos devem participar das reuniões semanais do seu Praesidium (denomina os grupos legionários), rezar diariamente a Catena Legiones (O Magnificat; principal oração da Associação) e executar um Trabalho Legionário. Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da Igreja. A espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé, na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria, na obra da Redenção e no estabelecimento do Reino de Deus, no mundo.

Scroll to Top