Reunião contou com representantes de 25 ranchos e definiu orientações para os tempos mais próximos

Realizou-se esta sexta-feira a Assembleia Geral eletiva para a Direção do Movimento de Romeiros- Associação, que reuniu representantes de 25 ranchos do movimento. Apesar de não ter surgido nenhuma lista candidata aos órgãos sociais, os participantes decidiram constituir uma Comissão de Gestão que assegurará a continuidade do trabalho até às próximas eleições.
Integram este grupo de coordenação Rui Melo, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Movimento, José Maria Sousa (Rancho dos Milagres – Arrifes), João Brandão (Rancho da Relva), o João Carlos Leite (Presidente do Grupo Coordenador que se demitiu) e David Feijó (Rancho da Pedreira – Nordeste).
Segundo foi deliberado, esta comissão terá dois principais objetivos: Coordenar as Romarias Quaresmais de 2026 e preparar as eleições dos Órgãos Sociais, a realizar até ao final do primeiro semestre de 2026, após a realização das referidas romarias.
Durante a reunião, foi ainda anunciada a realização do Retiro Espiritual do movimento, que decorrerá no concelho do Nordeste, no próximo mês de janeiro.
A Associação Movimento de Romeiros de São Miguel foi criada em 2016.
As Romarias, na ilha de São Miguel, ocorrem todos os anos durante o período das sete semanas da Quaresma. Cada grupo de Romeiros percorre a ilha de São Miguel durante uma semana visitando as igrejas e as ermidas dedicadas a Nossa Senhora, além de outros templos sob outras invocações.
As Romarias estão classificadas no Inventário Nacional dos Bens Culturais Imaterais, cujo registo foi recebido recentemente.