Iniciativa organizada em parceria entre o Secretariado Bíblico de São Miguel, o Serviço Diocesano da Palavra e do Apostolado Bíblico e a ouvidoria da Ribeira Grande é aberta a toda a ilha de São Miguel e transmitida na página do facebook do Secretariado Bíblico

A 30ª Semana Bíblica Diocesana de São Miguel realiza-se de 17 a 20 de novembro, no Salão Paroquial do Santíssimo Salvador do Mundo, na Ribeirinha, ouvidoria da Ribeira Grande. As sessões terão lugar diariamente, às 20h00, e serão transmitidas em direto através da página do Facebook do Secretariado Bíblico de São Miguel, informa uma nota da organização que desafia todos os participantes que estejam em São Miguel a estar presencialmente.
O evento, promovido pelo Secretariado Bíblico em parceria com o Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico e a ouvidoria da Ribeira Grande, insere-se na caminhada jubilar da Esperança e tem como tema central “Palavras de Esperança”.
Segundo o padre Vítor Medeiros, membro da equipa organizadora e assistente do Secretariado Bíblico de São Miguel, esta edição pretende “olhar a Palavra de Deus como Palavra de Esperança, na qual encontramos, tanto no Antigo como no Novo Testamento, textos e autores sagrados que nos transmitem confiança e estímulo na caminhada como povo de Deus”.
Durante os quatro dias do encontro, dois conferencistas irão refletir sobre a temática da esperança na Sagrada Escritura. Nos dois primeiros dias, o padre Teodoro Medeiros abordará os temas “O meu redentor está vivo! — Job e a esperança judaica” e “São Paulo e o futuro: a esperança não engana”.
Nos dias seguintes, o padre Francisco Ruivo apresentará as conferências “Entre a Cruz e o Pentecostes: rostos que sustentam a esperança” e “Dinâmicas e ideologias da esperança em João”, oferecendo ainda orientações sobre o pensamento paulino.
O padre Vítor Medeiros sublinha que esta Semana Bíblica pretende contribuir para o primeiro triénio do plano pastoral diocesano, centrado no anúncio e no batismo, ajudando os fiéis a refletirem sobre o modo como vivem os compromissos batismais e como são presença de Deus no mundo atual.
“Queremos que a Semana Bíblica seja um espaço de formação e renovação espiritual, que responda aos desafios e perguntas sobre quem somos na Igreja e como podemos agir como discípulos e anunciadores de Jesus”, destacou o sacerdote.
O evento reforça também a importância de uma unidade temática entre as diferentes ilhas dos Açores, permitindo uma maior coesão e partilha de recursos nas iniciativas bíblicas diocesanas.
No final de cada sessão haverá sempre um momento de oração que será animado pelos diferentes grupos da ouvidoria da Ribeira Grande.