Último seminarista formado integralmente nos Açores é ordenado diácono este domingo

Celebração é presidida pelo bispo de Angra

Foto Fábio Silveira, aluno estagiário do Seminário Episcopal de Angra

 

Fábio Silveira, de 36 anos, será ordenado diácono este domingo, 23 de novembro, às 16h00, na Sé de Angra. Natural da ilha do Pico e residente na Terceira há 15 anos, o candidato ao diaconado é o último seminarista, nesta fase, a concluir integralmente a sua formação no Seminário Episcopal de Angra, antes de a Diocese transitar para um novo modelo em que os futuros presbíteros completarão os estudos académicos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Em entrevista ao Igrejaçores, Fábio Silveira recorda um percurso vocacional tardio, iniciado apenas aos 28 anos, depois de uma intensa vida ligada à cultura e à música.

“Senti-me sempre realizado, mas faltava qualquer coisa”, confessa, explicando que o “sim” à vocação surgiu após anos de reflexão e de um percurso pessoal marcado pelas artes, com forte presença nos palcos académicos e culturais da Terceira e do Pico.

Antes de entrar no Seminário, Fábio Silveira foi maestro da Tuna Sons do Mar, colaborou com diversas bandas filarmónicas e grupos corais, compôs para bailinhos de Carnaval e pisou os principais palcos da Terceira, muitas vezes acompanhado do padre Duarte Rosa, com quem desenvolveu projetos de música sacra e apresentações culturais.

Ao longo dos sete anos de formação, assistiu à saída de mais de metade dos colegas que iniciaram o percurso consigo, chegando agora ao fim do curso “literalmente a solo”. Este facto, admite, traz um “sentimento agridoce”: orgulho pelo caminho percorrido, mas também nostalgia pelas mudanças profundas que afetaram o Seminário e a própria dinâmica vocacional na Diocese. Ainda assim, afirma sentir-se preparado para o próximo passo, fruto de amadurecimento espiritual e da experiência adquirida nas várias paróquias onde colaborou.

Nos últimos anos, Fábio Silveira viveu intensamente a pastoral, primeiro em regime de integração semanal e, depois, em estágio a tempo inteiro. Trabalhou em paróquias das ouvidorias de Angra e Praia, em serviços diocesanos e, mais recentemente, está inserido na Ouvidoria da Povoação, em São Miguel, onde continuará após a ordenação diaconal.

“A pastoral hoje exige proximidade, discernimento e capacidade de integração nas comunidades”, afirma. Para o futuro, o diácono ordenado este domingo espera continuar a servir com humildade e dedicação, apoiando uma ouvidoria que vive um processo de reorganização e renascimento. “As comunidades têm tanto de belo para nos dar. O que é difícil, entregamos nas mãos de Deus”, sublinha.

A celebração deste domingo será transmitida em direto na página do facebook da Vitec.

O Seminário tem atualmente quatro alunos a frequentar o Seminário de Nossa Senhora da Conceição no Porto: dois terminaram o curso de teologia na Faculdade de Teologia da Universidade católica do Porto e estão a frequentar o mestrado; outro encontra-se no primeiro ano e um outro no designado ano propedêutico.

Scroll to Top