Este domingo, o Santuário manter-se-á aberto durante toda a noite, com os movimentos a animarem a Vigília depois das Vésperas, às 19h30
A antevéspera da Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, voltou a ser marcada, este sábado, pela tradicional Vigília das Equipas de Nossa Senhora, momento profundamente vivido pelos casais do Sector Açores Centro, agora liderados pelo casal Paula e José Ribeiro.
A Vigília aconteceu no último dia da novena, que foi encerrada com a pregação do padre Pedro Lima, pároco de Santa luzia de Angra e assistente nacional da LOC – Movimento de Trabalhadores Cristãos e do MAC – Movimento de Ação Católica. Na sua reflexão, o padre destacou a maternidade de Maria, “a mulher do lar, que acolhe e sabe ser”, sublinhando o exemplo de simplicidade e interioridade que a Mãe de Jesus representa.
Interpelando os presentes, o sacerdote lembrou que a festa que se aproxima é muitas vezes marcada “por muita exterioridade, luzes e distrações”, alertando para a necessidade de recentrar a vivência espiritual: “Devemos focar-nos no essencial, e o essencial é Deus, na sua simplicidade.”
Fiel à tradição, a vigília, orientada pelo conselheiro espiritual da Equipa Açores Centro, cónego Gregório Rocha, incluiu momentos de oração, longos períodos de silêncio e a exposição do Santíssimo, culminando num intenso momento de ação de graças. Para muitos participantes, é um tempo comparável à vivência pascal: marcante, transformador e profundamente participativo, como referiu ao sítio Igreja Açores Paula Ribeiro.
Paula Ribeiro sublinhou, ainda, que este encontro é “uma oportunidade de estarmos verdadeiramente próximos de Deus”, um espaço para entregar tudo: “os nossos agradecimentos, as nossas dores, o nosso tudo”.
As Equipas de Nossa Senhora do Sector Açores Centro contam atualmente com 22 equipas ativas e três em pilotagem, formadas sobretudo por jovens casais, revelando um movimento em crescimento e dinamismo. Além desta celebração anual, os membros reúnem-se na missa mensal, que fortalece a caminhada espiritual e comunitária.
Este domingo, o Reitor do Seminário presidirá à oração de Vésperas às 19h30 e depois uma série de grupos animarão a Vigília até à missa das 8h00, a primeira do dia, seguindo-se depois a missa das 9h30, que terá transmissão em direto no canal 1 da RTP e na RTP Açores. Será presidida pelo bispo de Angra.



