Provedor quer melhorar resposta à demência

A Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo volta a viver o espírito natalício de forma próxima, solidária e profundamente humana, com um programa de celebrações pensado à medida das diferentes realidades dos seus utentes. As festividades, que decorrem entre os dias 19 e 22 de dezembro, refletem o compromisso da instituição em garantir que o Natal chega a todos, respeitando limitações, capacidades e necessidades.
Em declarações sobre o programa ao Igreja Açores, o Provedor da Santa Casa, Bento Barcelos, sublinha que “as festas de Natal são adaptadas às nossas realidades”. Enquanto as crianças da creche e do jardim de infância vivem um Natal mais festivo, com noite de festa e Pai Natal, junto da comunidade educativa, o Natal das pessoas idosas e com mobilidade reduzida assume um formato mais recolhido, mas não menos significativo.
“Tudo tem que ser adaptado às suas condições. Por isso, vai ser cá dentro, junto do lar e da unidade de cuidados continuados, com uma parte religiosa e outra de convívio natalício”, explica.
As celebrações começam esta sexta-feira, dia 19, com a visita das crianças da sala dos 5 anos do colégio da Misericórdia, que levam cânticos de Natal aos idosos com maior mobilidade, num momento marcado pela ternura e pelo encontro de gerações. Bento Barcelos lembra, contudo, que “algumas pessoas estão acamadas e outras já nem têm consciência da realidade, sobretudo na enfermaria do lar”, reforçando a importância de gestos simples, mas cheios de significado.
O ponto alto acontece no dia 22, com a celebração da missa de Natal, presidida pelo Capelão da instituição, padreHélder Miranda, seguindo-se momentos musicais com canções de Natal e a participação da Academia Sénior da Santa Casa da Misericórdia. Para o Provedor, a Academia é “um verdadeiro baluarte de conhecimentos e ensinamentos”, promovendo a aprendizagem ao longo da vida e a participação ativa dos séniores, o que é sempre um objetivo dos técnicos que ali trabalham.
Após a celebração religiosa, haverá ainda um lanche partilhado, com o tradicional “menino mija”, encerrando o dia com uma cantata de Natal apresentada pela Igreja Evangélica Batista de Angra do Heroísmo.
Num contexto marcado pelo Ano Jubilar da Esperança, Bento Barcelos destaca que levar esperança aos utentes, especialmente aos mais frágeis, passa por um esforço diário dos profissionais.
“Uma atitude cada vez mais humanista, solidária, de atenção e de mimo, desde os momentos das refeições à higiene e a todo o contacto humano, social e afetivo”, afirma.
O Provedor reconhece também o papel essencial dos voluntários e dos próprios órgãos sociais, sobretudo no apoio àqueles que não recebem visitas familiares, ajudando a mitigar sentimentos de solidão.

Enquanto Presidente da União Regional das Misericórdias dos Açores, Bento Barcelos nesta entrevista ao programa de rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo e pode ser ouvido também em podcast aqui no sítio Igreja Açores ou nas plataformas Itunes e Spotify, deixou ainda uma mensagem às 23 Misericórdias da Diocese, apelando à esperança em tempos melhores, num período que considera “particularmente difícil” ao nível do financiamento do setor social.
Ainda assim, garantiu que as instituições têm cumprido as suas responsabilidades, incluindo o pagamento de salários e subsídios, sublinhando a importância da estabilidade financeira para assegurar a missão social e a qualidade dos cuidados prestados.
Olhando para o futuro, o Provedor partilhou os seus principais sonhos para 2026. Para a Misericórdia de Angra, destaca-se a reconstrução do antigo Hospital da Misericórdia, uma obra em curso que dará lugar a uma unidade de cuidados continuados para a demência, após décadas de abandono. Outro objetivo prioritário é a construção de uma nova unidade alimentar e cozinha, essencial para o funcionamento da instituição.
“Desejo saúde aos órgãos sociais, aos profissionais e aos utentes, e que todos possam viver com mais conforto, dignidade e respeito”, concluiu Bento Barcelos, deixando votos de um excelente ano de 2026 para toda a comunidade.